IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trabalhadores protestam contra fechamento de fábrica da Ford em São Bernardo

26/02/2019 18h14

São Bernardo do Campo, Brasil, 26 Fev 2019 (AFP) - Mais de 2.000 funcionários se reuniram nesta terça-feira (26) em São Bernardo do Campo para uma assembleia e um protesto contra o fechamento da fábrica da Ford nesta cidade, anunciado há uma semana.

O encontro foi convocado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista em resposta à decisão da Ford de fechar sua fábrica mais antiga no Brasil como parte de um plano de reestruturação mundial. Após uma semana de greve, a presidência do sindicato anunciou que uma delegação será recebida pela direção global da Ford nos Estados Unidos em 7 de março para discutir a situação.

"Já que é a direção mundial da empresa a responsável dessa decisão, pedimos para que ocorresse uma reunião na matriz, o que deve acontecer no próximo dia 7, em Detroit", disse Wagner Santana, presidente do sindicato.

A empresa ainda não confirmou o encontro.

O fechamento da fábrica, previsto para este ano, afetará 2.800 funcionários diretos, além dos terceirizados.

A fábrica produz o modelo Fiesta e dois tipos de caminhos, cujos modelos serão vendidos até o fim dos estoques.

O protesto ocorreu debaixo de chuva.

"Estamos aqui para lutar com a Ford que tomou uma atitude unilateral de querer fechar a fabrica após novembro", disse Marlon da Silva Trinidade, de 31 anos, funcionário do departamento de logística.

"Faz anos que falam isso, mas a gente não esperava, e está todo mundo desesperado, ninguém tem segundo plano aqui", afirmou Kerily Silva, de 27.

o plano de reestruturação global da Ford, de 11 bilhões de dólares, incluiu uma redução salarial e de custos administrativos na região de mais de 20% nos últimos meses e novas alianças, como a anunciada recentemente com a Volkswagen para desenvolver caminhões de médio porte, segundo a empresa.

pr/js/gm/ll/mvv