China reduz meta de crescimento econômico para 2019 (oficial)
Pequim, 5 Mar 2019 (AFP) - A China anunciou nesta terça-feira uma meta de crescimento econômico para 2019 de entre 6% e 6,5%, um décimo a menos do que em 2018 (6,6%), e um aumento do orçamento militar também inferior ao do ano anterior.
Os dados são divulgados em um contexto de crescimento menor da economia mundial, e em plena guerra comercial com os Estados Unidos.
A meta de crescimento está contida em um relatório que será lido pelo premier Li Keqiang na abertura da sessão anual do parlamento, e é acompanhada de uma alta de 0,2% do déficit orçamentário - para 2,8%-, a fim de diminuir o efeito da desaceleração da economia.
O orçamento militar da China, que é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, aumentará 7,5% em 2019, uma desaceleração em relação a 2018, quando foi de 8,1%. No total, o governo gastará 177,6 bilhões de dólares, quatro vezes menos do que os Estados Unidos.
O governo estabeleceu uma meta de 6,5% de crescimento econômico para 2018, mas acabou crescendo 6,6%, o ritmo mais lento em quase três décadas.
Analistas independentes estimam que o desempenho da economia foi muito pior do que a cifra oficial. Este ano, três quartos das províncias reduziram sua meta de crescimento anual.
bar/ehl/al/lb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.