IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grande Juri acusa laboratório de deflagrar crise dos opioides

09/04/2019 23h09

Washington, 10 Abr 2019 (AFP) - Um grande juri dos Estados Unidos acusou nesta terça-feira o laboratório Indivior de promover ilegalmente as vendas de seu medicamento Suboxone, aproveitando a crise dos opioides no país.

A acusação, emitida por um tribunal federal de Abingdon (Virgínia), afirma que Indivior - que foi parte até 2014 do grupo Reckitt Benckiser - utilizou a profunda crise dos opioides nos EUA exagerando a inocuidade do Suboxone.

Segundo o documento, o laboratório começou em 2010 a garantir falsamente aos profissionais da saúde que seu medicamento, que continha buprenorfina opioide, era mais efetivo e menos perigoso que outros similares.

Também acusa o laboratório de lançar um programa para conectar pacientes a médicos "conhecidos por prescrever Suboxone e outros opioides de forma negligente e sem justificativa clínica".

Indivior, cotado na Bolsa de Londres e com sede em Richmond, Virgínia, anunciou sua intenção de se "defender vigorosamente" contra acusações "não corroboradas pelos fatos ou a lei".

pmh/sdu/lr

LONDON STOCK EXCHANGE GROUP PLC

RECKITT BENCKISER GROUP