PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Governo anuncia ter restabelecido serviço elétrico na Venezuela

10/04/2019 16h45

Caracas, 10 Abr 2019 (AFP) - O governo anunciou nesta quarta-feira (10) que o serviço elétrico foi restituído em toda a Venezuela, ainda que com cortes programados, após um apagão que deixou quase todo o país às escuras por volta da meia-noite de terça.

"Já estamos prestando serviço em todo o território nacional", afirmou o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, à TV estatal, na primeira declaração oficial sobre o incidente.

Rodríguez atribuiu a interrupção a uma "falha de carga" na central hidrelétrica Guri (estado de Bolívar, sul), que gera 80% da eletricidade, "como consequência da deterioração sofrida pelo ataque terrorista" de 7 de março.

Ele se referiu ao apagão que paralisou todo o país durante uma semana, ao qual se seguiram outros cortes que mantêm o serviço intermitente e obrigaram a adoção de um plano de racionamento que exclui Caracas.

O governo atribuiu o evento principal a "ciberataques" dos Estados Unidos e da oposição, mas esta sustenta que resultou de um incêndio florestal devido ao abandono em que se encontra a infraestrutura.

O apagão de terça-feira, o maior na última semana, afetou Caracas e pelo menos 20 dos 23 estados do país, segundo informes de usuários de redes sociais.

O ministro advertiu que o racionamento de 30 dias continuará até o final de abril, e pediu que a população economize energia.

Em Caracas, a luz voltou gradativamente durante a madrugada de quarta-feira, enquanto que em regiões do oeste do país problemas continuavam sendo reportados.

ll/axm/rsr/mvv

PUBLICIDADE