IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gigante russo do alumínio Rusal investe nos EUA

15/04/2019 07h35

Moscou, 15 Abr 2019 (AFP) - O gigante russo do alumínio Rusal anunciou, nesta segunda-feira (15), seu primeiro investimento nos Estados Unidos desde que Washington suspendeu as sanções em janeiro, depois que o oligarca russo Oleg Deripaska reduziu sua participação na empresa.

A Rusal e a Braidy Industries Inc. querem "estabelecer um projeto comum em Ashland, Kentucky, para produzir produtos de alumínio laminado plano para a indústria automotiva americana", anunciou o grupo em um comunicado.

A Rusal prevê tomar 40% desta fábrica do grupo Braidy. A decisão final será anunciada no segundo trimestre deste ano.

No domingo, executivos dos dois grupos, citados pela S&P Global Platts, disseram que a Rusal investirá em um primeiro momento 200 milhões de dólares. O montante total do investimento chega a 1,7 bilhão de dólares.

O acordo inclui um contrato de fornecimento exclusivo de dez anos da planta por parte da Rusal. Esta fábrica "será a maior dos Estados Unidos de laminado a frio", afirma a nota.

Em janeiro, o Tesouro americano suprimiu as sanções contra a Rusal e outras duas empresas controladas por Oleg Deripaska, após sua decisão de reduzir sua participação nessas empresas.

apo/gmo/pa/pc/tt