Bolívia libera para exportação 60% de sua produção de soja
La Paz, 29 Mai 2019 (AFP) - O governo boliviano liberou para a exportação 60% de sua produção de soja na terça-feira, contrariando o pedido de produtores, que exigem liberação absoluta.
"Avaliamos e decidimos autorizar a exportação de 60% da produção (...) com controle estatal", anunciou o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, César Cocarico.
O governo do presidente Evo Morales aplicou no início de seu mandato, em 2006, certas restrições à produção nacional, incluindo soja, sorgo, carne bovina, açúcar e álcool, que foram gradativamente flexibilizadas.
A medida foi adotada "em resposta à emergência" do setor e constitui "um apoio importante para aqueles que foram afetados pela queda dos preços no mercado internacional", escreveu o presidente Evo Morales em sua conta no Twitter.
A privada Associação de Produtores de Oleaginosas e Trigo (Anapo) tinha estimado no começo do ano que sua produção para este ano oscilaria entre 4,5 milhões e 5 milhões de toneladas do grão.
Contudo, com a crise pela queda dos preços internacionais e uma seca anunciaram prejuízos de 300 milhões de dólares.
rb/gm/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.