IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Altria e Philip Morris abandonam discussão de fusão

25/09/2019 21h17

Washington, 26 Set 2019 (AFP) - O Altria Group afirmou nesta quarta-feira (25) que encerrou as negociações de fusão com a Philip Morris International, cancelando uma potencial união das duas maiores fabricantes de cigarros do mundo.

"Embora acreditássemos que a criação de uma nova companhia fusionada tivesse potencial de criar receitas incrementais e sinergias de custos, não conseguimos chegar a um consenso", afirmou o presidente da Altria, Howard Willard, em uma nota.

A fusão poderia ajudar as duas empresas a enfrentar a redução nas vendas de cigarros e se diversificar, em um mercado que tem migrado para os cigarros eletrônicos e outros produtos não tradicionais.

A Altria é uma das donas da Juul, fabricante de um cigarro eletrônico, em crise após a morte de pelo menos nove pessoas que usavam os vaporizadores.

Juul, líder do mercado de cigarros eletrônicos, anunciou na quarta-feira a substituição de seu diretor-executivo, Kevin Burns, a quem se atribui a conquista de três quartos do mercado de "e-cigarettes" nos Estados Unidos, por K. C. Crosthwaite, diretor veterano da Altria.

A companhia comercializa cigarros eletrônicos com formatos que se assemelham a um "pen drive" e trazem nicotina aromatizada, produtos muito populares entre os jovens.

Ao menos 3,6 milhões de estudantes do ensino médio usaram cigarros eletrônicos nos Estados Unidos em 2018, um aumento de 1,5 milhão em relação ao ano precedente.

vog/dw/ll/tt