IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump divulga plano para importar medicamentos mais baratos

18/12/2019 18h05

Washington, 18 dez 2019 (AFP) - O governo Trump revelou nesta quarta-feira (18) um plano para permitir a importação de medicamentos do Canadá e outros países a preços mais baixos, um objetivo defendido tanto pelo presidente dos EUA quanto por seus rivais democratas na campanha eleitoral de 2020.

O Canadá advertiu que não tem vocação nem capacidade para responder à demanda americana.

"Estas medidas não terão impacto nos preços, ou no acesso dos americanos", disse à AFP Thierry Bélair, porta-voz da secretária canadense de Saúde, Patty Hajdu. "Nossa prioridade é o acesso dos canadenses aos medicamentos de que precisam", completou.

Mais cedo, em coletiva de imprensa telefônica, o secretário de Saúde, Alex Azar, havia dito que "nenhum presidente teve a vontade da FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos) de abrir as portas para importações seguras de medicamentos do Canadá".

O Departamento de Saúde publicou hoje o guia e as regras propostas, que descrevem duas maneiras de formalizar o plano do presidente, apresentado pela primeira vez no final de julho.

No primeiro caminho, os estados americanos podem propor programas de importação de medicamentos já autorizados no Canadá. A FDA deve aprovar os programas que permitirão a importação para esses estados específicos. Vermont e New Hampshire, que fazem fronteira com o vizinho do norte, já são candidatos.

No entanto, esses programas não podem incluir medicamentos biológicos - os elaborados com base em moléculas ou organismos vivos -, o que significa que medicamentos como insulina, cujo preço é muito alto nos Estados Unidos, estão excluídos.

Uma segunda via permitiria às empresas farmacêuticas nos Estados Unidos importar medicamentos vendidos no exterior.

Essa medida ilustra um absurdo do sistema de saúde americano, onde, devido aos intermediários (farmácias, ou empresas de seguro médico), os fabricantes não podem reduzir o preço que os pacientes pagam no balcão.

Portanto, as empresas podem importar suas versões estrangeiras, mas idênticas, de seus próprios medicamentos autorizados nos Estados Unidos, incluindo medicamentos biológicos. Estes seriam vendidos sob um código separado e a um preço reduzido.

A medida permitiria que as empresas farmacêuticas "levassem esse mesmo produto aos Estados Unidos para competir basicamente contra seu próprio produto, mas a um preço de tabela mais baixo", destaca Azar.

ico/bfm/to/gv/mps/aa