Ernesto Araújo: Mercosul "é fundamental" para estratégia de crescimento
Asunción, 3 Fev 2020 (AFP) - O Mercosul é parte fundamental na estratégia de crescimento do Brasil, disse nesta segunda-feira (3) em Assunção o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
"O Brasil está empenhado em voltar a crescer de forma sólida e duradoura (...) O Mercosul é fundamental para a estratégia de crescimento", afirmou.
Araújo disse ter chegado a apoiar o Paraguai na presidência pro tempore (temporária) do bloco que exerce neste semestre.
Depois de anunciar a assinatura de um acordo bilateral sobre o setor automotivo no dia 11 de fevereiro, o ministro ressaltou que os membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) devem "aproveitar este momento".
"Em todas as viagens que realizamos com o presidente (Jair Bolsonaro) ao redor mundo, vimos que todos querem negociar com o Mercosul de uma maneira completamente diferente do que se via antes", afirmou.
Araújo lembrou do acordo comercial alcançado no ano passado com a União Europeia e ressaltou que o Mercosul "não é uma opção entre outras: é a opção para nossos países".
O chanceler chegou a Assunção na companhia de seis assessores para revisar a agenda bilateral e regional.
Ele destacou o momento "vigoroso" das relações entre os dois países e citou projetos concretos de integração em curso como a construção de três pontes internacionais sobre os rios Paraná, Paraguai e Apa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.