PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Par de óculos de Gandhi é leiloado na Inglaterra

10/08/2020 13h48

Londres, 10 Ago 2020 (AFP) - Uma casa de leilões britânica anunciou o leilão de um par de óculos redondos que alega ter pertencido ao herói da independência indiana Mahatma Gandhi, que os "deu em agradecimento por uma boa ação".

Este par de óculos, cujos aros são cobertos de ouro, "formava um elemento importante e um tanto icônico da aparência geral de Gandhi", disse a East Bristol Auctions em seu site.

O apóstolo da não-violência "dava seus óculos velhos para quem precisava ou o ajudava", afirmou a casa de leilões.

O par de óculos à venda foi dado por Gandhi nos anos 1920 ao tio do vendedor, que trabalhava na época para a British Petroleum na África do Sul, explicou a casa.

"Acredita-se que foram oferecidos como agradecimento por parte de Gandhi por uma boa ação".

A Bristol East Auctions contou que recebeu o objeto de forma incomum, pois estava em um envelope dentro de sua caixa de correio.

"Um dos colegas pegou o envelope, o abriu e leu uma mensagem que dizia +esses óculos pertenceram a Gandhi, me ligue+", disse ao canal de televisão Sky News um dos leiloeiros, Andrew Stowe.

Depois de ligar para o vendedor, "verificamos, investigamos e descobrimos que era uma descoberta histórica... Liguei para o homem e ele me disse +se não forem bons, jogue-os fora", contou Stone.

"Quando lhe disse que valiam 15.000 libras, acho que ele quase desmaiou", acrescentou.

Estimados entre 10.000 e 15.000 libras (entre 11.000 e 17.000 euros), os óculos estarão à venda online em 21 de agosto.

pau/gmo/eg/mb/aa