IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Resgate de petroleiro em chamas no Sri Lanka continua

06/09/2020 11h41

Colombo, 6 Set 2020 (AFP) - Uma equipe de especialistas em resgate internacional viajou, neste domingo (6), para o Sri Lanka para avaliar os danos sofridos por um petroleiro em chamas na costa leste do país, informaram as autoridades.

O "New Diamond", navio de bandeira panamenha, transportava mais de 270.000 toneladas de petróleo e diesel do Kuwait para o porto indiano de Paradip quando emitiu um sinal de socorro na quinta-feira após uma explosão na sala de máquinas que causou a morte de um tripulante filipino.

A Marinha do Sri Lanka e a Guarda Costeira indiana conseguiram controlar o fogo na sexta-feira, evitando que as chamas se propagassem para a carga inflamável.

"Dez britânicos e holandeses, especialistas em operações de socorro e resgate, avaliação de desastres e questões legais relacionadas ao assunto chegarão à ilha esta manhã", disse a Marinha em um comunicado.

A empresa holandesa Smit Salvage despachou os especialistas e também dois rebocadores de Singapura e Maurício, acrescentou.

A Guarda Costeira da Índia, que mobilizou vários navios, um avião e um helicóptero no local do incidente, acrescentou neste domingo que uma embarcação especializada no controle de poluição chegou à área, no Oceano Índico.

Os navios de resgate continuavam neste domingo extinguindo o fogo com água em alta pressão, enquanto uma enorme coluna de fumaça escapava do navio.

O barco de 330 metros de comprimento foi rebocado para águas mais profundas no sábado, a cerca de 75 quilômetros da costa.

O petroleiro sofreu uma fissura no casco cerca de 10 metros acima da linha de água devido ao intenso calor provocado pelo incêndio, segundo as autoridades.

Elas acrescentaram que até o momento não há vazamento de petróleo e que a rachadura no casco não é considerada catastrófica do ponto de vista estrutural do navio.

aj/grk/fox/age/pc/mr