IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump vê grande chance de acordo sobre estímulo para economia dos EUA

08/10/2020 11h01

Washington, 8 Out 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (8) que vê "possibilidades muito boas" de um acordo com os democratas para lançar um novo pacote de ajuda para economia em crise do país.

"Estamos começando a ter discussões muito produtivas", afirmou em uma entrevista à Fox Business News, referindo-se especificamente à assistência para as companhias aéreas e a uma ajuda de US$ 1.200 para os trabalhadores.

"Estamos falando de um acordo mais amplo que o das companhias aéreas", acrescentou.

A líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, negociam um grande plano de ajuda para a economia dos Estados Unidos, depois que a crise gerada pela pandemia de coronavírus destruiu milhões de empregos e atingiu duramente as empresas.

Na terça-feira, Trump anunciou abruptamente que estava encerrando as negociações e acusou Pelosi de não negociar de boa-fé.

Depois da indignação expressa pelos dois partidos (Republicano e Democrata) e pelos empresários, Trump mudou de estratégia e pediu ao Congresso que aprove "imediatamente" uma legislação para ampliar a ajuda para as companhias aéreas e para os pequenos negócios.

Nesta semana, os novos pedidos de seguro-desemprego se mantiveram em um nível alto de 840.000, quase sem mudanças em relação à semana anterior.

bur-an/gm/aa/tt