PIB dos EUA registra crescimento recorde de 33,1% no terceiro trimestre
Washington, 29 Out 2020 (AFP) - A economia dos Estados Unidos se recuperou no terceiro trimestre com um crescimento do PIB de 33,1%, após o colapso entre abril e junho, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira.
Este indicador que mede o pulso da economia é publicado a menos de uma semana das eleições nos Estados Unidos, um país onde a crise Covid-19 deixou mais de 227.000 mortos e milhões de desempregados.
Depois que a crise induzida pela pandemia varreu a atividade no segundo trimestre, com queda de 31,4% do PIB, a economia começou a se recuperar.
Os números espetaculares da recuperação mostram como a atividade e o consumo - motor da economia - foram sustentados, neste período, pelo pacote de estímulo de 3 trilhões de dólares aprovado pelo Congresso.
Desde então, entretanto, as ajudas foram extintas e democratas e republicanos não conseguiram elaborar um novo pacote que proporcione alívio a empresas e trabalhadores e há poucas expectativas de um acordo no final da legislatura.
A medição utilizada para este indicador projeta resultados de um trimestre em 12 meses, mas se esse período for comparado com o de 2019, o PIB registrou uma contração de 2,9%.
A forma de medir o crescimento nos Estados Unidos dificulta a comparação com os demais países.
an/gm/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.