IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo fecha em queda depois que Opep+ estendeu sua reunião sobre cortes

01/12/2020 18h57

Nova York, 1 dez 2020 (AFP) - Os preços internacionais do petróleo caíram nesta terça-feira (1) depois que a Opep e seus aliados (Opep+) anunciaram, após uma reunião, que continuarão as discussões sobre o futuro dos cortes de produção na quinta-feira.

Em Nova York, o barril de "light sweet" (WTI) para entrega em janeiro caiu 1,7%, fechando a 44,55 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro caiu 1% em seu primeiro dia como contrato de referência, fechando a 47,42 dólares.

Depois de mais de quatro horas do encontro na segunda-feira, os membros da Opep e seus aliados, entre eles a Rússia, retomaram nesta terça as conversações, mas na falta de uma posição comum, a cúpula voltou a ser estendida e recomeçará na quinta-feira.

Se o acordo de abril não for referendado, dois milhões de barris diários de petróleo cru voltarão ao mercado a partir de 1º de janeiro.

As posições estão divididas entre os países que querem manter os cortes atuais para além da data prevista e outros que consideram que estas reduções voluntárias de produção representam um esforço difícil demais para as receitas nacionais.

"A forte recuperação dos preços", da ordem de 25% em novembro, "se debilita atualmente, daí a importância dos resultados" destas reuniões, resumiram os analistas da Kepler.

bp-dho/lo/etr/mr/llu/mvv