IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE recomenda autorização de conexões "essenciais" com o Reino Unido

22/12/2020 11h31

Bruxelas, 22 dez 2020 (AFP) - A Comissão Europeia recomendou nesta terça-feira (22) que os Estados membros da União Europeia (UE) retomem as conexões com o Reino Unido para as "viagens essenciais", com o objetivo de evitar uma "ruptura nas redes de abastecimento".

A recomendação, que permitirá a milhares de cidadãos da UE e do Reino Unido retornar para suas casas, será examinada nesta terça-feira pelos embaixadores dos Estados membros da UE.

Vários países europeus suspenderam as conexões aérea, ferroviária ou marítima com o Reino Unido por causa da aparição de uma nova cepa do coronavírus.

Os laços comerciais entre França e Reino Unido foram particularmente afetados, com quilômetros de engarrafamentos de caminhões de carga no sul da Inglaterra, o que por sua vez paralisou o tráfego de automóveis às vésperas do Natal.

Os Estados-membros da UE, que têm a última palavra sobre o controle de suas fronteiras, estão dispostos a receber seus cidadãos presos no Reino Unido, mas ao mesmo tempo querem impedir qualquer viagem "não essencial".

A Comissão Europeia recomendou testes de covid-19 aos passageiros 72 horas antes de irem para o Reino Unido.

csg/fmi/sg/bl/eg/fp/aa