Ex-regulador financeiro chefiará comissão de valores mobiliários dos EUA (imprensa)
Nova York, 13 Jan 2021 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeará Gary Gensler, um ex-regulador de produtos financeiros derivados no governo de Barack Obama, para chefiar a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, SEC, segundo informações publicadas nesta terça-feira (12) por veículos de imprensa americanos.
Gensler, de 63 anos, chefiou a autoridade de regulamentação dos mercados a termo e de produtos derivados, a CFTC, entre 2009 e 2014.
Durante este período, ele defendeu uma norma financeira mais estrita a partir da crise de 2008.
Sua nomeação provavelmente será bem recebida pela ala do Partido Democrata mais favorável a um controle maior de Wall Street e disposta a reverter as medidas de desregulamentação tomadas pelo presidente republicano Donald Trump.
Gensler tem uma longa carreira na administração federal americana, durante a qual trabalhou no Departamento do Tesouro, nos anos 1990, quando o democrata Bill Clinton presidia os Estados Unidos.
Também foi diretor do banco Goldman Sachs e é professor de economia do prestigioso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Se sua nomeação for confirmada, Gensler substituirá Jay Clayton, nomeado por Trump em 2017, que deixou o cargo em 23 de dezembro de 2020, a menos de um mês da troca de governo, em 20 de janeiro.
hs-dho/jul/vgr/gma/mps/mvv
GOLDMAN SACHS GROUP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.