Empresas de tecnologia e saúde se unem para criar certificados digitais de vacinação
Washington, 14 Jan 2021 (AFP) - Uma coalizão de empresas de tecnologia e organizações de saúde anunciou nesta quinta-feira (14) planos para criar um certificado digital de vacinação, que poderia ser utilizado em smartphones para atestar a inoculação contra a covid-19.
A Iniciativa de Credenciais de Vacinação (VCI) inclui a Mayo Clinic, a Microsoft, a Oracle e a Salesforce.
Essas companhias anunciaram que estão trabalhando em uma forma de obter credenciais digitais amplamente reconhecidas - o que alguns chamam de "passaportes" de vacinação - para ajudar as pessoas a retornarem ao trabalho, escolas, eventos públicos ou retomar viagens.
O novo grupo disse que pretende desenvolver padrões para cópias digitais criptografadas de credenciais de imunização, que possam ser armazenadas em uma carteira digital.
O objetivo é "fornecer às pessoas acesso digital aos seus registros de vacinação", afirmou Paul Meyer, da The Commons Project Foundation, uma organização sem fins lucrativos que trabalha na iniciativa.
"Padrões abertos e interoperabilidade estão no centro dos esforços da VCI e esperamos apoiar a Organização Mundial da Saúde e outros agentes globais implementando e ampliando padrões globais abertos para a interoperabilidade de dados de saúde."
A proposta surge em meio à realização de campanhas de vacinação pelo mundo, que devem continuar ao longo do ano.
Outra iniciativa do gênero, o rastreamento de contatos por meio de smartphones, teve uma recepção morna, levantando preocupações sobre o possível uso dos dispositivos para vigilância governamental.
Ken Mayer, da organização de saúde e tecnologia Safe Health, disse que o plano é criar uma "solução de verificação do estado de saúde que preserva a privacidade" para permitir que as atividades públicas sejam retomadas.
rl/caw/rs/rsr/ic/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.