IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA: Janet Yellen dirá ao Senado que não é hora de se preocupar com déficit fiscal

19/01/2021 13h02

Washington, 19 Jan 2021 (AFP) - Janet Yellen, a nomeada por Joe Biden para a secretaria do Tesouro, comparecerá nesta terça-feira (19) ao Senado para sua confirmação neste cargo crucial para tirar a economia da recessão gerada pela covid-19.

Aos 74 anos, Yellen pedirá aos legisladores que não se preocupem com os gastos, quando os republicanos, que serão oposição, se preocupam com o déficit das contas públicas.

Biden, que tomará posse na quarta-feira, apresentou na semana passada um plano de emergência de 1,9 trilhão de dólares que acompanhará um plano de reativação que ainda deve detalhar, se for aprovado no Congresso.

Yellen deve pedir aos legisladores para adotar este plano sem olhar para o endividamento do país imediatamente.

"Os economistas não estão sempre de acordo, mas penso que há um consenso atualmente: sem novas ações, corremos o risco de uma recessão maior e mais dura agora, e cicatrizes a longo prazo na economia mais tarde", argumentará ela, segundo trechos de seu discurso obtidos pelo The Wall Street Journal.

Os gastos anunciados por Biden podem causar receios nos republicanos, geralmente mais relutantes a uma intervenção tão ampla do Estado federal como sugerem os democratas, apesar de quatro anos de enormes gastos gerados pelo governo de Donald Trump, com grandes pacotes de ajuda que somaram cerca de 2,7 trilhões de dólares pela crise do coronavírus em 2020.

O déficit fiscal dos Estados Unidos está em alta e alcançou entre outubro de 2019 e setembro de 2020, o último ano fiscal fechado, cerca de 3,132 trilhões de dólares, um recorde.

jul/lo/mr/dga/aa