IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha restringe voos do Brasil e África do Sul por novas variantes do vírus

02/02/2021 11h13

Madri, 2 Fev 2021 (AFP) - A Espanha restringirá os voos procedentes do Brasil e da África do Sul, permitindo apenas a entrada de passageiros procedentes destes países que tenham nacionalidade ou residência espanhola e andorrana, para reduzir os contágios das novas variantes do coronavírus, anunciou nesta terça-feira a porta-voz do governo.

A medida entrará em vigor na quarta-feira e deve durar, a princípio, duas semanas, com possibilidade de prorrogação "em função da pandemia", informou a porta-voz do governo, María Jesús Montero.

A decisão está de acordo com a que foi adotada por outros países europeus como a Alemanha, que restringiram as entradas de países afetados por variantes da covid-19.

Montero também afirmou que além dos cidadãos e pessoas com visto de residência na Espanha e em Andorra, o país também permitirá a entrada de passageiros em trânsito a partir do Brasil e da África do Sul que não permaneçam mais de 24 horas no país e que não saiam do aeroporto.

As restrições integram a "ação decidida por este governo para proteger a saúde dos cidadãos, contendo o avanço da doença", disse María Jesús Montero.

Desde o fim de dezembro, a Espanha só permite a entrada a partir do Reino Unido de pessoas com nacionalidade ou residência na Espanha e no microestado de Andorra, após a detecção da nova variante neste país, que é mais contagiosa.

De acordo com os dados mais recentes do ministério da Saúde, a Espanha registrou mais de 350 casos confirmados da variante britânica.

A Espanha, um dos países europeus mais afetados pela pandemia, se aproxima de 60.000 mortes e já superou 2,8 milhões de casos de covid-19.

du/mg/bl/fp