Democratas pedem que Biden vá mais longe no combate à mudança climática
Washington, 20 Abr 2021 (AFP) - A deputada progressista Alexandria Ocasio-Cortez e outros legisladores democratas dos Estados Unidos pediram ao presidente Joe Biden para ir "mais longe" na luta contra a "crise climática", e voltaram a apresentar nesta terça-feira (20) seu plano ambiental "Green New Deal".
"A crise climática é uma crise que nasceu da injustiça, uma crise nascida da busca de lucro a qualquer custo, humano e ecológico", afirmou a jovem legisladora de Nova York em coletiva de imprensa no centro de Washington.
Ao seu lado estava o também senador progressista Ed Markey, com quem ela já apresentou pela primeira vez em fevereiro de 2019 seu "Green New Deal", um plano ambiental cujo objetivo é reduzir a zero as emissões de carbono dos Estados Unidos em uma década, graças às ações drásticas que implicariam uma transformação profunda da economia.
Tanto naquele momento quanto agora, o plano não tem quase nenhuma chance de ser aprovado no Congresso por não dispor de apoios suficientes. No entanto, em dois anos a situação e a conscientização evoluíram muito, destacou o senador Markey.
Um sinal disso foi a chegada de Joe Biden à Casa Branca, que colocou o combate à mudança climática no centro de seu gigantesco plano de investimento de mais de 2 trilhões de dólares em infraestruturas.
Este pacote está sendo negociado agora no Congresso.
A General Motors, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, "planeja produzir somente veículos elétricos até 2035, isso não estava no cenário há dois anos. O governo Biden inclui a ação climática, a justiça ambiental (...) em seu plano de estímulo, é o DNA do nosso 'Green New Deal'", afirmou o senador de Massachusetts.
"O valor já contemplado nos projetos do governo Biden até agora é louvável, mas devemos ir mais longe e com mais ousadia", estimou Ocasio-Cortez.
Até o momento, não há nenhuma data marcada para votar o plano, embora os republicanos sejam totalmente contra o "Green New Deal".
"Destruirá a nossa economia", tuitou nesta terça-feira o chefe da minoria republicana na Câmara, Kevin McCarty.
Os progressistas escolheram uma semana marcada pelo Dia da Terra, na quinta-feira, para aumentar a pressão sobre Biden. O presidente organiza na quinta e sexta-feira uma grande cúpula internacional sobre o clima.
mlm/ft/rs/lda/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.