IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo cai por tomada de benefícios e situação sanitária na Índia

30/04/2021 19h15

Nova York, 30 Abr 2021 (AFP) - O petróleo recuou nesta sexta-feira (30), influenciado por tomadas de benefícios e pela situação sanitária na Índia, que ameaça a demanda da commodity.

Em seu último dia de cotação, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em junho fechou a 67,25 dólares, em queda de 1,91% com base no fechamento da quinta-feira.

Em Nova York, o barril de WTI para o mesmo mês perdeu 2,19% a 63,58 dólares.

Na semana, o petróleo subiu cerca de 3%.

"Enquanto a situação parece evoluir na direção certa nos Estados Unidos, o impacto da disparada de casos de covid-19 na Índia sobre a demanda de combustível suscita fortes preocupações", explicaram os analistas da ING Wenyu Yao e da Warren Patterson em nota.

A Índia bate recordes mundiais de contágio, com cerca de 380.000 novos casos diários. O total superou mais de seis milhões de contágios em abril.

Em 2019, com cinco milhões de barris diários de consumo, a Índia ocupava o terceiro lugar entre os consumidores, atrás de Estados Unidos e China, segundo a gigante petroleira BP.

As importações da Índia "poderiam diminuir mais de um milhão de barris por dia nas próximas semanas", calcularam os analistas da Kepler.

bp-vmt/jum/clp/mr/lda/mvv

BP

ING GROEP