IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hacker que devolveu saque milionário de criptomoedas diz que só queria 'se divertir'

Hacker que devolveu saque milionário de criptomoedas diz que só queria "se divertir" - Dmitry Demidko/ Unsplash
Hacker que devolveu saque milionário de criptomoedas diz que só queria 'se divertir' Imagem: Dmitry Demidko/ Unsplash

12/08/2021 17h49Atualizada em 12/08/2021 20h27

O hacker supostamente responsável por um roubo recorde de criptomoedas afirmou no Twitter que fez isso "por diversão", depois de começar a devolver o saque.

"Identificar uma falha na arquitetura da Poly Network (empresa vítima da ação) continuará sendo um dos melhores momentos da minha vida", comentou o hacker, que gradativamente devolve o saque, que totaliza US$ 613 milhões em diferentes criptomoedas. A Poly Network o considera um "pirata ético".

"Às 8:00 GMT, US$ 342 milhões em criptomoedas foram devolvidos", tuitou a plataforma financeira, que permite transferências criptográficas.

Vítima do roubo, que despertou a atenção de quem acompanha o mercado de criptomoedas, a Poly Network adotou um tom conciliador com o hacker desde o início, incentivando-o a se comunicar e devolver o dinheiro. A empresa o apelidou de "Mr. White Hat", em referência à expressão aplicada a hackers que invadem sistemas de informática para identificar falhas e ajudar as organizações a fortalecer a segurança de seus computadores.

"Conforme nossa comunicação com White Hat continua, os ativos restantes em Ethereum estão sendo gradualmente transferidos", disse a Poly Network. "Esperamos que o Sr. White Hat devolva todos os ativos criptográficos dos usuários, como disse" que faria, acrescentou a empresa.

O FBI e o Departamento de Justiça não responderam às perguntas da AFP sobre o caso.