IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reino Unido e EUA anunciam novas sanções contra pessoas e empresas da Rússia

Governo do Reino Unido anunciou uma nova série de sanções contra 59 pessoas e empresas russas e seis bielorrussas - Tolga Akmen/AFP
Governo do Reino Unido anunciou uma nova série de sanções contra 59 pessoas e empresas russas e seis bielorrussas Imagem: Tolga Akmen/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 07h54Atualizada em 24/03/2022 11h41

O governo do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira uma nova série de sanções contra 59 pessoas e empresas russas e seis bielorrussas, devido à invasão da Ucrânia.

Entre as empresas afetadas estão a gigante russa dos diamantes Alrosa e o grupo privado de serviços militares Wagner.

Entre as personalidades atingidas pelas novas sanções estão o fundador do Tinkoff Bank, Oleg Tinkov; o CEO do maior banco russo, o Sberbank, Guerman Gref; e Polina Kovaleva, filha da suposta amante do ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

Na semana passada, o governo britânico já havia ampliado as sanções contra a Rússia, que agora afetam 935 indivíduos e 70 empresas. Também adotou tarifas punitivas contra produtos como a vodca e a proibiu a exportação de produtos de luxo.

EUA impõe sanções a 328 deputados e 48 empresas

Os Estados Unidos anunciaram hoje novas sanções financeiras a políticos russos, oligarcas e a empresas do setor de defesa, como represália pela invasão da Ucrânia.

Estas medidas, que implicam o congelamento de bens nos Estados Unidos, afetam 328 deputados da Duma (a Câmara baixa do Parlamento), assim como a própria instituição, e 48 "grandes empresas públicas" do setor de defesa, detalha um comunicado divulgado hoje pela Casa Branca.