FMI alerta para riscos de agitação social na África por alta dos preços dos alimentos
Paris, 28 Abr 2022 (AFP) - A disparada dos preços dos alimentos pela guerra na Ucrânia aumenta "os riscos de agitação social" na África, alertou nesta quinta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI), 14 anos após as "revoltas da fome".
"Estamos muito preocupados com a recente disparada dos preços dos alimentos e do combustível no continente", afirmou à AFP o diretor para a África do FMI, Abebe Aemro Selassie, que destacou os riscos de "protestos sociais" em um determinado número de países.
De acordo com um relatório regional do Fundo apresentado nesta quinta-feira, "os temores pela segurança alimentar aumentaram claramente" com a guerra na Ucrânia e a explosão dos preços dos alimentos aumentam "os riscos de agitação social" em países vulneráveis do continente.
O aumento dos preços dos alimentos não tem precedentes: um novo recorde foi registrado em março, superando o anterior, de 2011, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que inclui as tarifas dos óleos vegetais, os cereais e laticínios.
alb/soe/rhl/mar/zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.