Déficit orçamentário dos EUA cai 77% em nove meses
Washington, 13 Jul 2022 (AFP) - O déficit orçamentário americano diminuiu 77% nos primeiros nove meses do exercício de 2022 como resultado das maiores receitas fiscais e dos gastos menores relacionados com a pandemia.
O déficit diminuiu em 1,723 trilhão de dólares de outubro a junho em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 515 bilhões de dólares, informou nesta quarta-feira (13) o departamento do Tesouro americano em um comunicado.
Os gastos federais diminuíram 18%. Em especial os do Departamento do Trabalho caíram 87% com a redução dos subsídios ao desemprego, pagos após a pandemia de covid-19, e o fim de certas ajudas que tinham sido adotadas devido à crise sanitária.
Paralelamente, a receita aumentou 26%, impulsionada por impostos maiores arrecadados de pessoas físicas e jurídicas.
O aumento da inflação, que pressionou a elevação das taxas básicas de juros do banco central (Fed), implicou em uma forte alta dos preços dos empréstimos e os custos dos juros sobre a dívida pública subiram 24%.
Segundo os dados, também publicados na quarta-feira pelo Departamento do Trabalho, o índice de preços ao consumo (CPI) em 12 meses escalou em junho, atingindo 9,1%, seu nível mais alto desde novembro de 1981.
hs/jum/cjc/gm/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.