Putin quer superar 'dificuldades colossais' em alta tecnologia devido às sanções
Moscou, 18 Jul 2022 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (18) que quer superar os problemas "colossais" no setor da alta tecnologia que seu país enfrenta devido às sanções sem precedentes do Ocidente pela ofensiva na Ucrânia.
O Kremlin indicou que o Ocidente impôs sanções para impedir que a Rússia obtenha produtos de alta tecnologia com o objetivo de impedir o desenvolvimento do país.
"Este é um desafio imenso para o nosso país", afirmou Putin em um encontro.
"Considerando as dificuldades colossais que enfrentamos, buscaremos novas soluções de uma forma inteligente e enérgica", acrescentou.
O presidente apontou que a Rússia buscará a "soberania" tecnológica e produtos de empresas de inovação locais.
Putin afirmou que várias empresas russas que estão crescendo rapidamente, como a loja online Ozon e a empresa de tecnologia Yandex, ficaram sem financiamento do Ocidente devido às sanções.
A Rússia precisa criar alternativas para que essas empresas possam atrair financiamento e portanto continuar com seu desenvolvimento.
Grandes empressa de tecnologia, como Apple, Microsoft e Intel, suspenderam suas operações na Rússia, ou diretamente abandonaram o país, depois que Putin enviou tropas à Ucrânia em 24 de fevereiro.
bur/sg/mar/jvb/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.