IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reino Unido registra recorde de inflação em 40 anos

Sede do Banco da Inglaterra, o banco central britânico, em Londres; inflação no Reino Unido atingiu pico dos últimos 40 anos - Toby Melville
Sede do Banco da Inglaterra, o banco central britânico, em Londres; inflação no Reino Unido atingiu pico dos últimos 40 anos Imagem: Toby Melville

20/07/2022 07h06

A inflação no Reino Unido atingiu um recorde em 40 anos em junho devido ao aumento dos preços de alimentos e combustíveis, em meio à crise do custo de vida do país.

O índice de preços ao consumo (IPC) subiu em junho para 9,4% em relação ao ano anterior, ante 9,1% em maio, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) em seu relatório mensal publicado nesta quarta-feira (20).

"Países ao redor do mundo estão enfrentando aumento de preços e eu sei como é difícil para as pessoas no Reino Unido, então estamos trabalhando junto com o Banco da Inglaterra para reduzir (a inflação)", disse o ministro britânico de Economia e Finanças, Nadhim Zahawi.

Segundo o Banco da Inglaterra, a inflação pode subir para mais de 11% até o final do ano, agravada pela invasão russa da Ucrânia, pelo aumento dos preços do gás e por um mercado de trabalho tenso.

"A inflação atingiu um novo recorde de várias décadas em junho. O mercado de trabalho continua apertado, as pressões de preços em todo o mundo continuam fortes e esperamos um novo aumento nos preços da eletricidade" em outubro no Reino Unido, disse Anna Leach, economista do CBI , a principal organização de empregadores do Reino Unido.

"Portanto, é provável que a inflação permaneça alta pelo resto do ano, prejudicando a renda das famílias", acrescentou.