Wall Street interrompe sequência de baixas e fecha em forte alta
A bolsa de Nova York fechou em forte alta nesta quarta-feira (28), interrompendo uma sequência de baixas, satisfeita com a queda nas taxas dos bônus do Tesouro, após uma intervenção do Banco da Inglaterra no mercado de obrigações.
Assim, o Dow Jones registrou alta de 1,88% a 29.683,74 unidades, o índice tecnológico Nasdaq subiu 2,05% a 11.051,63 pontos, e o S&P 500 subiu 1,96% a 3.719,04 pontos.
A "intervenção" do Banco da Inglaterra "ajudou a acalmar os mercados" e fez com que se revertesse "o pico" das taxas dos bônus "que vimos mais cedo pela manhã", resumiu Angelo Kourkafas, da Edward Jones.
Os rendimentos das obrigações da dívida subiram nas últimas semanas em meio aos aumentos das taxas básicas de juros por parte dos bancos centrais para combater a inflação.
Os rendimentos dos bônus do Tesouro americano a dez anos, que acabava de superar a marca dos 4% pela primeira vez em 12 anos, caiu para 3,72%.
"Esta decisão histórica do Banco da Inglaterra destaca o risco de que o Fed (banco central americano) esteja indo rápido demais" em seu ajuste monetário, sob o risco de prejudicar a economia e desequilibrar os mercados financeiros, acrescentou Kourkafas.
O analista não descarta "comentários (de membros do Fed) que apontariam para uma moderação nos aumentos das taxas" de juros para evitar que o mercado se desestabilize.
O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quarta uma intervenção de emergência no mercado britânico de obrigações, comprando dívida do Estado "para restabelecer as condições normais" em um contexto de alta muito forte das taxas de juros dos bônus britânicos.
Este aumento das taxas ocorreu depois que o governo conservador de Liz Truss anunciou na sexta-feira um plano orçamentário que inclui custosas ajudas públicas às contas de energia e, ao mesmo tempo, reduções importantes de impostos.
"O Banco vai efetuar compras de obrigações governamentais no longo prazo", afirmou o BoE em nota, destacando que esta "operação será totalmente financiada pelo Tesouro".
O plano do Executivo de Truss, avaliado pelos economistas entre 100 bilhões e 200 bilhões de libras (entre 106 bilhões e 212 bilhões de dólares), provocou preocupação nos mercados.
A libra despencou na segunda-feira a um mínimo histórico de 1,0350 dólar e desde então só tinha subido sutilmente.
Entre os valores do dia, a Biogen disparou 40% após anunciar os resultados clínicos positivos de um tratamento contra o Alzheimer.
tu/bt/mr/atm/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.