Reservas comerciais de petróleo dos EUA têm forte e surpreendente alta
Ao contrário do que o mercado esperava, as reservas comerciais de petróleo dispararam na semana passada nos Estados Unidos ? anunciou a Agência de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês), nesta quarta-feira (14).
Na semana encerrada em 9 de dezembro, essas reservas americanas subiram 10,2 milhões de barris, enquanto os analistas esperavam uma queda de 3,5 milhões, conforme consenso estabelecido por consultas feitas pela agência Bloomberg.
Ao mesmo tempo, as reservas estratégicas caíram 4,7 milhões de barris, atingindo seu nível mais baixo desde janeiro de 1984.
O aumento das reservas comerciais se explica por um ajuste estatístico da oferta de petróleo no país, de 2,2 mb por dia (mbd), ou seja, perto de 16 milhões de barris na semana.
Segundo Matt Smith, da Kpler, essa correção se deve a fatores climáticos na região de Houston (Texas), que limitaram as exportações dessa importante região produtora de petróleo bruto.
O analista espera um ajuste para baixo nos próximos relatórios da EIA, à medida que o petróleo cru bloqueado nos Estados Unidos, devido ao clima, possa ser exportado normalmente.
Na semana considerada, as reservas de gasolina aumentaram mais do que o dobro do antecipado: 4,7 mb contra 2,5 mb.
É um novo sinal de uma demanda que se desacelera nos Estados Unidos e que se mantém 13% abaixo do recorde desta mesma época no ano passado.
tu/pta/mr/llu/tt/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.