Grupo EDGE e Governo de São Paulo firmam parceria para iniciativa de segurança pública

ABU DHABI, 18 de janeiro de 2024 (WAM) -- A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, anunciou que realizará um teste de seis meses em uma importante iniciativa de segurança pública com o Governo do Estado de São Paulo. A parceria foi anunciada durante uma visita de delegação de alto nível de membros do governo sênior à sede do Grupo EDGE em Abu Dhabi.

A 'Prova de Conceito' (PoC), com uma fase inicial de seis meses para validar o plano e facilitar os ajustes, terá três objetivos estratégicos com foco na estruturação de dados de vários sistemas, na análise e integração de diferentes soluções, e no estabelecimento de uma resposta de segurança pública mais eficiente e rápida usando as tecnologias mais recentes.

Com base no monitoramento inteligente, o projeto, denominado "Bola de Cristal", priorizará a vigilância e a assistência aos distritos centrais da cidade de São Paulo por meio da implantação de tecnologias avançadas, como soluções inteligentes de monitoramento de CCTV, Comando e Controle Integrados, Comunicações, Vigilância Avançada e Reconhecimento (C4ISR), Drones Inteligentes, Inteligência Artificial (IA), Inteligência de Dados Aerotransportados e a solução da Beacon Red "Digital Overwatch".

O objetivo do programa é aumentar a visibilidade em relação às estatísticas de crimes, identificar áreas de pontos críticos, rastrear atividades criminosas, dar suporte às vítimas e avaliar o impacto sobre as empresas, juntamente com métricas relevantes. Ao aproveitar esses dados, o governo estabelecerá recursos analíticos poderosos que permitirão a tomada de decisões informadas para a aplicação da lei, melhor alocação de recursos, maior segurança pública e, por fim, uma redução nas taxas de criminalidade.

Mansour AlMulla, diretor-geral e CEO do Grupo EDGE, disse: "Estamos vendo agora resultados tangíveis das valiosas parcerias 'win, win' que temos desenvolvido com o Governo do Estado de São Paulo no mercado brasileiro estrategicamente importante. Ao explorar as sinergias existentes e alavancar as capacidades de múltiplos domínios dentro do ecossistema diversificado da EDGE, identificamos claramente maneiras pelas quais a EDGE pode oferecer soluções concretas para os desafios enfrentados por nossos parceiros, não apenas militarmente, mas estendendo nossas ofertas de segurança interna para serviços civis de vigilância anticrime em grandes cidades como São Paulo".

Felicio Ramuth, vice-governador de São Paulo, afirmou que a parceria significa um avanço considerável no aprimoramento da segurança, da tecnologia e da tomada de decisões baseadas em dados para no estado. "Estamos otimistas quanto ao potencial dessa iniciativa para impactar positivamente nossa região e promover um ambiente mais seguro e próspero para nossos cidadãos, empresas e comunidades", acrescentou.

Ao final do teste, será desenvolvido um roteiro detalhado para a expansão desses recursos para cobrir todo o estado de São Paulo. O projeto PoC se baseia nas soluções bem-sucedidas e comprovadas criadas pela entidade EDGE BEACON RED, abrangendo o desenvolvimento de Excellence Fusion Centres que estão sendo implantados atualmente em várias organizações de segurança e infraestrutura crítica dos Emirados Árabes Unidos.

A delegação de São Paulo, liderada pelo vice-governador Felicio Ramuth, pelo secretário de Assuntos Internacionais, Lucas Ferraz, pelo assessor Internacional de Segurança Pública, Alexandre Nepomuceno, e por Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, realizou uma série de reuniões com a gerência do Grupo EDGE e outras partes interessadas importantes de Abu Dhabi, para facilitar possíveis parcerias estratégicas e fortalecer a cooperação com o estado de São Paulo e a região em geral.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes