Emirados sediará a Reunião Anual de 2024 do Grupo Ásia/Pacífico sobre Lavagem de Dinheiro

ABU DHABI, 1º de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Escritório Executivo de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo dos Emirados Árabes Unidos (EO AMLCTF, na sigla em inglês) e o Grupo Ásia-Pacífico sobre Lavagem de Dinheiro (APG) anunciaram que os Emirados sediarão pela primeira vez a Reunião Anual e o Fórum de Treinamento e Assistência Técnica do APG de 2024, em Abu Dhabi, no Emirates Palace, entre 22 e 27 de setembro de 2024. O APG é o maior órgão regional do tipo FATF (FSRB) e sua reunião anual deverá reunir mais de 400 autoridades e especialistas ilustres para tratar de preocupações globais críticas relacionadas aos crimes e riscos associados à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Comentando sobre o anúncio da sede, Hamid Al Zaabi, diretor-geral do EO AMLCTF, observou que os Emirados Árabes Unidos se estabeleceram como um fórum global para eventos internacionais e sediar a reunião anual do Grupo Ásia-Pacífico é uma prova do compromisso e da estratégia contínuos do país para promover uma comunicação construtiva com parceiros internacionais. "O fato de sediar essa importante reunião também reforça a abordagem adotada pelos Emirados Árabes Unidos para a cooperação e a coordenação internacional para mitigar os riscos associados aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. O EO AMLCTF, em cooperação com todos os nossos estimados parceiros, continua a fortalecer o sistema nacional de AML/CFT dos EAU. Estamos ansiosos para receber todas as delegações nacionais em Abu Dhabi em setembro", acrescentou.

Os copresidentes do APG, o vice-comissário Ian McCartney e o vice-ministro adjunto Julien Brazeau, disseram em conjunto: "A reunião anual do APG é uma ocasião importante para que membros e observadores discutam questões estratégicas, e esperamos que a reunião de 2024 seja realizada nos Emirados Árabes Unidos como uma de nossas mais novas jurisdições observadoras". Eles ainda agradeceram a oportunidade de encontrar os delegados pessoalmente para discutir e adotar importantes relatórios de avaliação mútua, alcançar outros resultados comerciais importantes e realizar o fórum de assistência técnica e treinamento em paralelo para discutir as necessidades prioritárias de assistência técnica dos membros com os doadores.

A agenda da reunião anual começará com várias reuniões de comitês e grupos de trabalho do APG, de 22 a 23 de setembro, seguidas por uma plenária de quatro dias, de 24 a 27 de setembro, co-presidida pela Austrália e pelo Canadá.

Os relatórios de avaliação mútua das Ilhas Marshall, Nauru, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e o relatório de avaliação mútua conjunto FATF/APG/EAG da Índia serão revisados e considerados para adoção durante a semana. O APG também tomará decisões organizacionais e de governança sobre o futuro do grupo e analisará projetos significativos que ocorrerão em 2024 e nos anos seguintes.

A agenda também inclui revisões da direção estratégica do GAFI para a próxima rodada de avaliações, com foco na compreensão de suas implicações para os negócios do APG. Juntamente com a reunião plenária de quatro dias, os membros do APG conduzirão a coordenação da assistência técnica para muitas jurisdições membros do APG com o objetivo de aprimorar seus sistemas de AML/CFT.

O APG é composto por 42 jurisdições membros na região da Ásia-Pacífico, oito jurisdições observadoras e 33 organizações observadoras. Entre as organizações observadoras, destacam-se o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, a OCDE, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, a Diretoria Executiva de Combate ao Terrorismo da ONU, o Banco Asiático de Desenvolvimento, a Secretaria da Commonwealth, a INTERPOL e o Grupo Egmont.

Em 2023, os EAU receberam o status de observador oficial no APG e uma delegação dos Emirados, liderada por Al Zaabi, participou da Reunião Anual de 2023 realizada em Vancouver, Canadá.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes