Emirados Árabes Unidos e Índia assinam Memorando de Entendimento para acelerar crescimento da economia digital

ABU DHABI, 14 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Ministério de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos e o Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da República da Índia assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês), estabelecendo uma estrutura para a expansão da cooperação bilateral de investimentos no setor de infraestrutura digital, com ênfase especial em projetos de data center na Índia.

O memorando marca um passo significativo em direção ao desenvolvimento de oportunidades em infraestrutura digital e inteligência artificial entre as duas nações. Isso reflete a liderança assumida pelos Emirados e pela Índia na promoção da conectividade regional e digital.

O MoU foi assinado por Mohamed Hassan Alsuwaidi, ministro de Investimentos, e pelo Dr. Subrahmanyam Jaishankar, ministro de Relações Exteriores da Índia, em nome do Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia.

Por meio do memorando, ambos os países irão explorar e avaliar conjuntamente o potencial técnico e de investimento do desenvolvimento de projetos de data center na Índia com uma capacidade inicial de até 2 gigawatts.

O memorando também promoverá e facilitará investimentos em Infraestrutura Pública Digital (DPI), Inteligência Artificial (IA) e aspectos relacionados a P&D e Inovação. Para apoiar a implantação de um conjunto de supercomputadores na Índia, os dois países avaliarão o potencial técnico e de investimento do desenvolvimento da capacidade de computação de IA de oito exaflops para uso do Governo, dos setores público, privado e acadêmico.

Os Emirados Árabes Unidos foram o quarto maior investidor na Índia em 2023 e a sétima maior fonte de investimento estrangeiro direto em geral. Enquanto isso, a Índia ocupa atualmente uma posição entre os 15 principais países do mundo em termos de capacidade de data center, ostentando uma rede de 151 data centers espalhados por suas diferentes regiões. Espera-se que a economia da Internet do país atinja USD 1 trilhão até 2030, um aumento significativo em relação aos USD 175 bilhões em 2022.

Esse crescimento é amplamente impulsionado pela preferência generalizada por interações digitais entre consumidores e comerciantes no país, que tem uma população superior a um bilhão de habitantes. A trajetória é ainda mais acelerada pelas políticas de localização de dados que exigem o armazenamento doméstico de dados locais, bem como pela "Digital India", uma iniciativa lançada pelo Governo da Índia para garantir que seus serviços sejam acessíveis eletronicamente aos cidadãos. O aumento do consumo de dados exige uma infraestrutura digital aprimorada e um ecossistema de data center resiliente.

O memorando se concentra na criação de uma colaboração forte e eficaz por meio da construção de relacionamentos entre organizações públicas e privadas nos Emirados Árabes Unidos e na Índia. Ele também facilita a troca de conhecimentos.

Alsuwaidi comentou que este memorando, baseado no forte relacionamento histórico entre os dois países, é reforçado por uma visão compartilhada de alavancar a tecnologia para impulsionar a inovação, o crescimento econômico e o desenvolvimento social. "Ele fornecerá à Índia uma solução escalável para atender às suas crescentes demandas por meio da facilitação de investimentos, garantindo que as empresas e os setores possam se adaptar com mais eficiência às necessidades do futuro", disse.

Continua após a publicidade

O Memorando de Entendimento segue a assinatura de vários acordos estratégicos entre o Ministério de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos e os respectivos Ministérios da Índia em janeiro de 2024 em setores como energia renovável, processamento de alimentos e saúde.

https://wam.ae/en/article/b1ns93x-uae-india-sign-mou-accelerate-growth-digital



Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.