Suíça apoia iniciativas multilaterais na Organização Mundial do Comércio para impulsionar investimentos globais e ações climáticas

ABU DHABI, 1º de março de 2024 (WAM) -- A Suíça apoia as iniciativas multilaterais na Organização Mundial do Comércio (OMC) por seu importante papel na promoção de investimentos globais e ações climáticas, de acordo com a chefe da Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos (SECO, na sigla em inglês) do país, Helene Budliger Artieda.

A Suíça, como exportadora líquida de investimentos, apoia a Iniciativa de Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento (IFD), que visa desenvolver um acordo global para melhorar o clima de investimentos e negócios, afirmou à Agência de Notícias dos Emirados Árabes Unidos (WAM) na 13ª Conferência Ministerial da OMC (MC13) em Abu Dhabi.

A secretária Artieda também mencionou que seu país faz parte de uma iniciativa climática multilateral na OMC, que tem como objetivo criar um sistema em que bens e serviços que não agridem o meio ambiente possam ser comercializados sem tarifas e obstáculos técnicos. Ela enfatizou que o comércio e as questões ambientais andam de mãos dadas.

E também abordou as preocupações de alguns países em desenvolvimento que argumentam que as iniciativas multilaterais são contrárias à letra e ao espírito da OMC, uma vez que não exigem uma tomada de decisão consensual envolvendo todos os membros da OMC.

A Suíça está ouvindo suas preocupações e tentando preencher a lacuna, enfatizou a autoridade. A secretária observou ainda que muitos países em desenvolvimento, incluindo os países menos desenvolvidos (LDCs), são a favor de iniciativas como a IFD, já que precisam de investimento estrangeiro direto para criar empregos em suas economias.

A autoridade suíça expressou o interesse de seu país em um comércio global livre e baseado em regras e em um sistema robusto de solução de controvérsias na OMC. Artieda destacou que a Suíça está trabalhando para restaurar um sistema de solução de controvérsias de dois níveis com um órgão de apelação.

Em relação ao comércio eletrônico, a secretária de Estado disse que a Suíça apoia a extensão da moratória sobre a imposição de taxas alfandegárias para o comércio digital. A Suíça está aberta às negociações sobre agricultura, observou ela.

A autoridade suíça elogiou os Emirados Árabes Unidos por sediar a MC13 e os esforços do país em promover uma atmosfera propícia para a colaboração internacional. Ela afirmou a estreita parceria entre a Suíça e os EAU, destacando seus excelentes laços comerciais e de investimento.

Os Emirados Árabes Unidos estão sediando a Conferência Ministerial da OMC (MC13) após organizarem com sucesso a COP28, a Conferência Climática da ONU em Dubai, em dezembro.

Continua após a publicidade

Cerca de 164 nações e blocos comerciais estão participando da MC13, o principal órgão de tomada de decisões da OMC, que se reúne normalmente a cada dois anos.



Deixe seu comentário

Só para assinantes