Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Perto de ser reestatizada, Alitalia pode mudar de nome

CEO diz que empresa seguirá no mercado premium, descartando investida no setor de baixo custo - Filippo MONTEFORTE / AFP
CEO diz que empresa seguirá no mercado premium, descartando investida no setor de baixo custo Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Da ANSA, em Roma (Itália)

10/09/2020 13h10

Perto de ser reestatizada, a Alitalia, maior empresa italiana de aviação civil, pode ganhar um novo nome.

O CEO designado pelo governo para a newco, Fabio Lazzerini, participou hoje de uma audiência na Câmara dos Deputados e cogitou a alteração.

"Ainda precisamos ver se a nova empresa conseguirá se chamar assim. Não damos o nome como certo. O nome é um ativo e tem um grande valor, sobretudo no exterior, mas não é dado como certo", explicou, respondendo a questionamentos de parlamentares.

Lazzerini também disse que a nova Alitalia manterá seu posicionamento no mercado premium, descartando uma investida no setor de baixo custo. O decreto de reestatização da companhia aérea já está nas mãos dos ministros competentes, mas ainda não há prazo para concluir a operação.

A Alitalia pertence à holding Compagnia Aerea Italiana (51%) e à Etihad Airways (49%), mas está sob intervenção do governo desde maio de 2017 por causa de uma crise de liquidez que a deixou à beira da falência.

Decretos aprovados em março e maio pelo governo autorizam um aporte de até 3 bilhões de euros (cerca de R$ 18,9 bilhões) para devolver a empresa ao poder público, mas a operação dependerá de aval da União Europeia.