Imitação? 5 cópias de carros mais óbvias e curiosas da China; compare
A demanda por carros na China é cada vez maior, acompanhando o crescimento da classe média urbana do país.
Nem sempre foi assim. Até os anos 1990, muitos chineses se locomoviam basicamente de bicicleta ou moto. A ideia de ter um carro parecia distante, devido aos preços.
Mas tudo mudou nos últimos anos, devido à forte expansão econômica do país e, atualmente, cerca de 154 milhões de chineses possuem um carro, segundo o Ministério de Segurança Pública local.
Com a demanda maior, cresceu também a produção. De acordo com a Organização Internacional de Fabricantes de Automóveis, a China deve encerrar o ano com a produção de 16,5 milhões de carros, cerca de um quinto do total produzido no mundo.
O número é equivalente à produção de toda a União Europeia.
Muitos dos modelos produzidos pertencem a marcas conhecidas no Ocidente. Mas muitos outros vêm de empresas cujos nomes são desconhecidos, que fabricam veículos muito parecidos com carros europeus e americanos - "até demais", segundo alguns especialistas.
Nestes casos, as montadores do Ocidente têm poucos recursos disponíveis, já que as empresas chinesas têm proteção do governo, segundo o site especializado Auto Express.
Veja abaixo cinco casos de cópias chinesas.
1. Mini x Lifan 330
São muitas as semelhanças entre o emblemático carro britânico, fabricado atualmente pela alemã BMW, e o Lifan 330, produzido pela chinesa Lifan Motors.
O Lifan não é vendido somente no seu país de origem, mas também na Rússia e em outros mercados. Na América Latina, é comercializado no Peru.
2. Smart x Zotye E30
O Smart, produzido pela alemã Daimler AG, tem um "quase gêmeo" fabricado pela companhia Zotye Auto, fundada em 2005.
O modelo Smart é um dos ultracompactos mais populares do mundo: já foram vendidos 1,7 milhões de unidades em 46 países, incluindo a China.
3. Range Rover Evoque x LandWind X7
O modelo X7 da chinesa LandWind foi motivo de um processo da britânica Jaguar Land Rover (JLR), fabricante do utilitário 4x4 Range Rover, devido às semelhanças entre os carros.
No entanto, o caso foi encerrado por autoridades chinesas no início de 2015.
À época, o diretor da JLR, Ralf Speth, disse: "Nós, fabricantes de automóveis, não temos poder algum para evitar que companhias chinesas roubem nossos desenhos. Nossa única esperança é que os consumidores notem a diferença".
4. Toyota Yaris x Chery Riich M1
Fabricado pela chinesa Chery, o Riich M1 é muito parecido com a geração anterior do Toyota Yaris.
Quando a empresa japonesa renovou seu modelo, a chinesa também o fez - mas implantou várias modificações para diluir as semelhanças e evitar um possível processo.
5. Rolls-Royce Phantom x Geely GE
Esta é a cópia mais cara de todas, do Phantom, da montadora Rolls-Royce. Tem a figura de uma dama no capô, um grande radiador e curvas muito familiares. Mas o Geely GE é fabricado na China por uma empresa que não tem nada a ver com a britânica.
O modelo custa US$ 45 mil (o equivalente a R$ 167 mil, na cotação atual), em comparação aos US$ 370 mil (cerca de R$ 1,3 milhão) do original.
Quando a empresa Geely lançou sua versão do Phantom, em 2009, afirmou ter "reinventado o clássico". Mas a Rolls-Royce ameaçou com um processo.
A chinesa, então, fez mudanças significativas em seu carro, o que aliviou a tensão entre as montadoras.
Nem sempre foi assim. Até os anos 1990, muitos chineses se locomoviam basicamente de bicicleta ou moto. A ideia de ter um carro parecia distante, devido aos preços.
Mas tudo mudou nos últimos anos, devido à forte expansão econômica do país e, atualmente, cerca de 154 milhões de chineses possuem um carro, segundo o Ministério de Segurança Pública local.
Com a demanda maior, cresceu também a produção. De acordo com a Organização Internacional de Fabricantes de Automóveis, a China deve encerrar o ano com a produção de 16,5 milhões de carros, cerca de um quinto do total produzido no mundo.
O número é equivalente à produção de toda a União Europeia.
Muitos dos modelos produzidos pertencem a marcas conhecidas no Ocidente. Mas muitos outros vêm de empresas cujos nomes são desconhecidos, que fabricam veículos muito parecidos com carros europeus e americanos - "até demais", segundo alguns especialistas.
Nestes casos, as montadores do Ocidente têm poucos recursos disponíveis, já que as empresas chinesas têm proteção do governo, segundo o site especializado Auto Express.
Veja abaixo cinco casos de cópias chinesas.
1. Mini x Lifan 330
São muitas as semelhanças entre o emblemático carro britânico, fabricado atualmente pela alemã BMW, e o Lifan 330, produzido pela chinesa Lifan Motors.
O Lifan não é vendido somente no seu país de origem, mas também na Rússia e em outros mercados. Na América Latina, é comercializado no Peru.
2. Smart x Zotye E30
O Smart, produzido pela alemã Daimler AG, tem um "quase gêmeo" fabricado pela companhia Zotye Auto, fundada em 2005.
O modelo Smart é um dos ultracompactos mais populares do mundo: já foram vendidos 1,7 milhões de unidades em 46 países, incluindo a China.
3. Range Rover Evoque x LandWind X7
O modelo X7 da chinesa LandWind foi motivo de um processo da britânica Jaguar Land Rover (JLR), fabricante do utilitário 4x4 Range Rover, devido às semelhanças entre os carros.
No entanto, o caso foi encerrado por autoridades chinesas no início de 2015.
À época, o diretor da JLR, Ralf Speth, disse: "Nós, fabricantes de automóveis, não temos poder algum para evitar que companhias chinesas roubem nossos desenhos. Nossa única esperança é que os consumidores notem a diferença".
4. Toyota Yaris x Chery Riich M1
Fabricado pela chinesa Chery, o Riich M1 é muito parecido com a geração anterior do Toyota Yaris.
Quando a empresa japonesa renovou seu modelo, a chinesa também o fez - mas implantou várias modificações para diluir as semelhanças e evitar um possível processo.
5. Rolls-Royce Phantom x Geely GE
Esta é a cópia mais cara de todas, do Phantom, da montadora Rolls-Royce. Tem a figura de uma dama no capô, um grande radiador e curvas muito familiares. Mas o Geely GE é fabricado na China por uma empresa que não tem nada a ver com a britânica.
O modelo custa US$ 45 mil (o equivalente a R$ 167 mil, na cotação atual), em comparação aos US$ 370 mil (cerca de R$ 1,3 milhão) do original.
Quando a empresa Geely lançou sua versão do Phantom, em 2009, afirmou ter "reinventado o clássico". Mas a Rolls-Royce ameaçou com um processo.
A chinesa, então, fez mudanças significativas em seu carro, o que aliviou a tensão entre as montadoras.
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