IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Congresso de tecnologia gera prosperidade para hotéis de Barcelona

Maria Tadeo e Sharon Smyth

22/02/2016 12h33

(Bloomberg) - O Majestic, um hotel luxuoso no centro de Barcelona, está aumentando em dois terços os preços dos quartos em um momento em que pessoas como o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, invadem a segunda maior cidade da Espanha para participar do Mobile World Congress, que acontece anualmente.

"Esta é a semana mais importante do ano para o setor hoteleiro", disse Santiago Martín, gerente de comunicações do Majestic Hotel Group, em entrevista por telefone. O hotel, que normalmente cobra 300 euros (US$ 333) por uma noite em um quarto standard, cobrará 500 euros. O encontro anual do setor de tecnologia móvel leva quase 100.000 visitantes a Barcelona, disse ele.

O setor de turismo e conferências de Barcelona está gerando prosperidade para os proprietários de hotéis. O crescimento econômico está atraindo empresas em um momento em que a prefeitura está tentando limitar o número de visitantes em Barcelona. A prefeita Ada Colau, eleita no ano passado em uma plataforma com o partido Podemos, contrário à austeridade, congelou a concessão de novas licenças a hotéis durante um ano na tentativa de restringir a quantidade de turistas que invade a cidade.

"Barcelona é um monstro irrefreável na criação de demanda por quartos de hotel por causa de seu charme e do número de conferências organizadas na cidade", disse Miguel Vázquez, sócio da empresa de consultoria imobiliária e hoteleira Irea, com sede em Madri, em uma entrevista por telefone. "Os proprietários de hotéis atuais estão muito contentes com essa moratória e estão sentados sobre um verdadeiro tesouro".

Em uma entrevista ao jornal El País, no ano passado, Colau disse que Barcelona tinha que agir para impedir a abertura de novos hotéis a fim de evitar que a cidade fosse invadida por turistas porque a situação na Cidade Velha já estava descontrolada. Ela disse que a prefeitura teria que fazer o possível para limitar a oferta de hospedagem "se não quisermos ser como Veneza".

Turistas estrangeiros

O número de turistas internacionais que visitam a Catalunha, região espanhola cuja principal cidade é Barcelona, quase dobrou desde 2001 e chegou a 17,4 milhões no ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Barcelona precisa de tempo para avaliar suas necessidades hoteleiras e não se opõe à chegada de visitantes estrangeiros, disse Agustí Colom, administrador de comércio e turismo para o centro de Barcelona.

Na cidade litorânea que fica na região nordeste da Espanha e é famosa pela arquitetura de Gaudí, pelas praias e pelo time de futebol que leva seu nome, os hotéis tiveram uma taxa média de ocupação de 76 por cento no ano passado, de acordo com dados compilados pela empresa de pesquisa sobre o setor hoteleiro STR Global.

O número supera a média para a Espanha e a Europa, de cerca de 70 por cento. A tarifa média diária cobrada pelos hotéis subiu 7,2 por cento, para 128 euros por noite, em comparação com a média de 113 euros por noite em hotéis da Europa e 94 euros por noite nos hotéis de Madri, segundo a STR Global.

Mobile World Congress

O Mobile World Congress atraiu no ano passado mais de 94.000 participantes de 200 países. Mais de 3.800 jornalistas cobriram o evento ao qual compareceram 2.200 empresas. Entre os oradores convidados neste ano estão Zuckerberg, Vittorio Colao, CEO da Vodafone Group, e Mark Fields, CEO da Ford Motor.

Alguns dos hotéis mais famosos de Barcelona, como o Arts e o W Barcelona, disseram que estavam completamente lotados nesta semana. A receita por quarto disponível, um indicador da rentabilidade, é de 97 euros em Barcelona, de acordo com a STR Global. O valor contrasta com a média de 80 euros dos hotéis na Europa e de 65 euros dos de Madri.

"Temos 100 por cento de reservas para esta semana", disse Martín, do Majestic. "Praticamente todos os hóspedes são clientes corporativos que estão visitando Barcelona para o Mobile World Congress".