PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

GM oferece locação para motoristas da Lyft em desafio à Uber

David Welch

15/03/2016 13h58

(Bloomberg) -- Seu carro é muito antigo? Você nem tem carro? Mesmo assim você poderia trabalhar como motorista para o serviço de transporte compartilhado da Lyft.

A General Motors está lançando um programa chamado Express Drive (que começará em Chicago e se expandirá para Baltimore, Boston e Washington) que permite que os motoristas da Lyft aluguem um SUV Chevrolet Equinox por US$ 99 por semana. Os locatários pagam também 40 centavos por milha, mas se o motorista realizar 40 corridas em uma semana, a milhagem é gratuita, e se fizer 65, todas as tarifas são canceladas, disse John Zimmer, presidente e um dos fundadores da Lyft, em entrevista por telefone.

O programa é a última iniciativa da GM para obter uma fatia do crescente mercado de serviços de transporte compartilhado. A GM comprou uma participação de 9 por cento na Lyft por US$ 500 milhões em janeiro para concorrer com a Uber Technologies, maior serviço de transporte compartilhado do país, e desenvolver uma rede de veículos autônomos. Ao tentar ampliar o negócio em diversos mercados, a GM e a Lyft perceberam que precisavam competir com a Uber não apenas por clientes, mas também por motoristas.

"Não é preciso ter carro para poder ganhar dinheiro transportando passageiros", disse Zimmer. "Agora transformamos a propriedade de um carro em algo opcional para os dois lados do mercado".

Nas quatro cidades em que o programa está começando, a Lyft recebeu 150.000 candidaturas cujos carros não são bons o suficiente para rodarem para a companhia, disse Zimmer. Os veículos precisam ser modelo 2004 ou mais novos, ter quatro portas e ser aprovados em uma inspeção veicular que abrange 19 itens. Provavelmente existam mais pessoas que gostariam de dirigir para a empresa, mas não possuem carro, disse Zimmer.

Gerenciados pela Maven

A GM oferece SUVs aos motoristas por meio de sua empresa de transporte compartilhado Maven, que permite alugar carros por apenas uma hora. Como parte do programa para motoristas da Lyft, a GM está cobrindo o seguro e a Maven gerencia a frota, incluindo manutenção, disse Julia Steyn, vice-presidente de mobilidade urbana da GM.

A Lyft também tem um programa chamado Express Pay que remunera seus motoristas pelas corridas no mesmo dia em que eles oferecem o serviço.

"Estamos tentando ampliar isso bastante rapidamente", disse Steyn, do programa Express Drive.