Musk revela Tesla Model 3 a US$ 35.000 mirando mercado popular
(Bloomberg) -- Elon Musk revelou o Model 3, da Tesla Motors, sedã com o qual a fabricante de carros elétricos está contando para expandir sua base de clientes e atingir uma rentabilidade sustentada, encerrando um dia em que os fãs formaram filas do lado de fora das lojas para reservar seus veículos sem nunca tê-los visto.
O Model 3, que custa US$ 35.000, terá uma autonomia mínima de 346 quilômetros e Musk disse estar "bastante confiante" de que as entregas começarão em 2017. A Tesla recebeu mais de 115.000 reservas em 24 horas, disse Musk, no palco do estúdio de design da empresa em Hawthorne, Califórnia. As reservas chegaram a pelo menos 134.000 duas horas depois.
"Temos um produto incrível. Acho que vocês vão se surpreender", disse Musk, 44, na quinta-feira. "Vocês não vão conseguir comprar um carro melhor por US$ 35.000 ou perto disso. É um carro realmente bom, mesmo sem os opcionais".
O Model 3 é o elemento central do plano da Tesla para ir além dos compradores ricos e transformar os veículos elétricos em parte significativa do mercado automotivo. Boa parte da plataforma do carro é nova, incluindo a arquitetura da bateria e a tecnologia do motor. Muitos dos executivos que trabalharam no Model 3, incluindo o diretor de tecnologia JB Straubel e o chefe de design Franz von Holzhausen fazem parte da equipe de liderança da empresa há anos.
O número de reservas ultrapassou as estimativas de alguns analistas e supera os cerca de 107.000 veículos que a Tesla vendeu até hoje. A US$ 1.000 cada, os depósitos encheriam os cofres da empresa com pelo menos US$ 134 milhões. Embora as reservas sejam reembolsáveis, a quantidade sugere que haverá muita demanda a ser atendida pela empresa quando a produção for iniciada.
Os instrumentos dos recursos de piloto automático da Tesla serão padrão e o sedã quatro portas acomodará cinco adultos. Os recursos de design incluem uma grande peça de vidro contínua para a área traseira do teto para melhorar a visibilidade.
"Eu achei o carro interessante, especialmente com o acabamento fosco", disse Adam Browning, 45, diretor-executivo da Vote Solar em Oakland, Califórnia, no evento. "O futuro não é apenas bom, é mais do que isso. É mais rápido, mais interessante e mais sexy".
Supercarregadores, lojas
A Tesla planeja duplicar o total de estações com supercarregadores e o número de lojas até o fim de 2017. Clientes em novos mercados como Brasil, Índia e a África do Sul estão entre os consumidores que conseguiram fazer encomendas on-line na quinta-feira.
No momento da abertura da loja da Tesla em Short Hills, Nova Jersey, para receber reservas, às 10 horas, havia mais de 200 pessoas na fila. Soji Ojugbele, 29, analista de qualidade de softwares de Plainfield, Nova Jersey, nos EUA, estava esperando desde as 4 da manhã.
"Eu fiz o test drive do Model S e simplesmente me apaixonei", disse ele, em entrevista. "Se você é tão apaixonado por algo quanto as pessoas são pela Tesla, [a fila] não surpreende".
Os clientes americanos da Tesla estão ansiosos para receber seus carros antes que o crédito tributário federal de US$ 7.500 para veículos elétricos termine. Embora o preço básico do Model 3 ainda o classifique como um modelo de luxo, o carro não apresenta nem de perto o esforço financeiro provocado nos consumidores pelo Model S, que custa US$ 75.000.
10 anos de espera
"Eu venho esperando para comprar um carro elétrico há 10 anos", disse Mark Dilsizian, estudante de doutorado da Universidade Rutgers, de Nova Jersey, que também administra uma startup de softwares. "É mais seguro, mais verde, tem melhor desempenho, é melhor desenhado".
O "master plan" da Tesla, revelado por Musk em agosto de 2006, era entrar no setor automotivo com preços de alto padrão, depois conduzir o mercado para baixo o mais rapidamente possível com volumes cada vez maiores. O Model 3 é o quarto carro da empresa com sede em Palo Alto, Califórnia, depois do Roadster, do sedã Model S e do SUV Model X. O Model X foi apresentado em fevereiro de 2012, mas alguns adiamentos atrasaram as entregas iniciais aos clientes até setembro de 2015.
Título em inglês: Musk Unveils Tesla's $35,000 Model 3 in Push for Mass Market
--Com a colaboração de Alex Nussbaum Para entrar em contato com o repórter: Dana Hull em São Francisco, dhull12@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier
©2016 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.