Maioria dos jovens não sabe quando pagará crédito estudantil

Polly Mosendz

(Bloomberg) -- O caminho para livrar-se da dívida estudantil é longo, sinuoso e árduo, sem um final à vista para os integrantes da geração Y. Uma nova pesquisa on-line realizada em fevereiro pela agência TNS em nome do Citizens Bank apontou que 59 por cento dos consultados "não têm ideia" de quando conseguirão pagar sua dívida estudantil.

A pesquisa apontou que a geração Y, definida como pessoas com idade entre 18 e 35 anos, tem uma dívida estudantil média de US$ 41.286,60. O valor é significativamente maior que o montante médio nacional de dívida dos formados em universidades, que o Departamento de Educação determinou em US$ 29.400. Nem todos os jovens têm consciência do tamanho de sua dívida: 15 por cento dos consultados pela TNS disseram que não sabiam com precisão o saldo de seu crédito estudantil e mais de um terço desconhecia a taxa de juros aplicada à sua dívida.

Os entrevistados também mostraram um entendimento limitado a respeito das complexidades de sua dívida estudantil. Quase metade disse que "não entende" como o crédito estudantil privatizado funciona e 44 por cento afirmaram que não compreendem plenamente a diferença entre os créditos estudantis federais e privados. Cerca de um terço nunca havia ouvido falar em refinanciamento da dívida estudantil.

Para quitarem suas pesadas dívidas, os jovens estão deixando de comer fora, de gastar com entretenimento e de viajar, apontou o estudo. Oito por cento disseram que não planejam pagar a dívida, enquanto outros 8 por cento esperam adiar os pagamentos do empréstimo retornando à faculdade.

A maioria dos jovens disse que se arrepende de ter tomado tantos empréstimos, mas um terço foi além, afirmando que não teria cursado uma faculdade se soubesse antes o tamanho do custo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos