Bolsas

Câmbio

China estuda iniciar negociação de CDS, dizem fontes

Bloomberg News

(Bloomberg) -- A China está estudando iniciar a negociação de swaps de crédito (CDS) em um momento de aumento do número de calotes corporativos, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

No mês passado, a Associação Nacional de Investidores Institucionais do Mercado Financeiro da China (NAFMII, na sigla em inglês), uma subsidiária que administra os títulos do mercado interbancário, pediu opiniões sobre CDSs e notas de crédito vinculado dos participantes do mercado, incluindo bancos e corretoras, segundo as pessoas, que pediram anonimato porque os detalhes não foram anunciados. Na semana passada, o Sistema de Comércio Exterior da China (CFETS, na sigla em inglês), que administra a negociação de títulos interbancários, realizou uma reunião em Xangai sobre os produtos com algumas instituições financeiras, disseram elas.

O aumento dos calotes entre as empresas chinesas está ampliando a demanda dos investidores por produtos financeiros que fazem hedge dos riscos do crédito em meio à queda do terceiro maior mercado de títulos do mundo. Pelo menos sete empresas não realizaram pagamentos de títulos locais neste ano, já se aproximando do número de todo o ano passado. As autoridades emitiram regras para os instrumentos de hedge contra calotes de títulos chamadas "ferramentas para mitigação do risco de crédito" em 2010. A NAFMII informou na ocasião que os produtos precisam focar nas dívidas subjacentes específicas e na restrição da alavancagem.

"Sempre houve demanda por CDS, mas há muitos problemas concretos para resolver", disse Zhao Hengyi, vice-diretor do departamento de fundos de renda fixa da HFT Investment Management em Xangai. "Por exemplo, os investidores teriam uma pequena demanda de emissores com baixo risco de crédito e uma grande demanda de emissores com alto risco de crédito, o que levará a um desequilíbrio estrutural".

Ferramentas anteriores

A NAFMII não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por e-mail. O CFETS não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por fax.

Os órgãos reguladores querem dar aos investidores acesso a produtos que fazem hedge de riscos de crédito, segundo as pessoas informadas sobre o assunto.

Shi Lei, chefe de pesquisa de renda fixa da Ping An Securities, disse que as ferramentas de mitigação de risco de crédito existentes estão ligadas a títulos únicos dos emissores, o que difere dos CDSs ligados a todos os empréstimos de um devedor. Por causa dessa diferença quase não há negociação de ferramentas de mitigação de risco de crédito, disse ele.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos