IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saudi Aramco nomeia JPMorgan, HSBC para venda de títulos, dizem fontes

Archana Narayanan e Matthew Martin

25/05/2016 12h39

(Bloomberg) -- A Saudi Aramco, maior exportadora de petróleo do mundo, está trabalhando com o JPMorgan, o HSBC Holdings e o Riyad Bank na primeira venda de títulos islâmicos da empresa, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

Os três bancos ajudarão a empresa estatal saudita a criar um programa de títulos denominados em riais e a primeira venda possivelmente ocorrerá neste ano, disseram as pessoas, pedindo anonimato porque a informação é privada.

O tamanho da primeira venda ainda não foi determinado e outros bancos podem ser nomeados antes dela, disseram as pessoas. A Aramco está avaliando também a criação de um programa de títulos em dólares, disseram as pessoas.

A Saudi Aramco é peça central do plano para reduzir a dependência do país em relação às receitas obtidas com o petróleo. O governo traçou planos para vender ao público uma participação de menos de 5% da Aramco e transferir a propriedade do restante da empresa ao Fundo de Investimento Público saudita, transformando-o em um fundo soberano de investimento de US$ 2 trilhões.

Quando a mudança estiver concluída, a maior parte das receitas da Arábia Saudita virá dos investimentos, e não da venda de petróleo, disse o vice-príncipe herdeiro Mohammed bin Salman à Bloomberg, em abril.

A empresa começou a conversar com os bancos sobre a venda de títulos islâmicos no início do ano, disseram pessoas informadas sobre o assunto à Bloomberg, em fevereiro. O HSBC, o JPMorgan, o Riyad Bank e a Saudi Aramco preferiram não comentar.

O mais próximo que a Saudi Aramco chegou no passado de uma venda de dívidas foi a emissão de um total de 3,75 bilhões de riais (US$ 1 bilhão) em títulos pela Saudi Aramco Total Refining & Petrochemical, uma joint venture com a francesa Total conhecida como Satorp.

m 2013, outra joint venture da Saudi Aramco, a Sadara Chemical, desta vez com a Dow Chemical, captou 7,5 bilhões de riais por meio de uma venda de títulos para financiamento de um complexo químico.