Bolsas

Câmbio

Análise: Investidores torcem para que otimismo com Brasil não seja ilusão

Michael P. Regan

(Bloomberg) -- Grande parte das notícias em torno da Olimpíada do Rio foi dominada pelo pessimismo, com preocupações relativas a tudo, da água suja aos truques sujos, e até mesmo a bombas sujas. Mas no que se refere ao Brasil, o país-sede, os mercados financeiros estão refletindo exatamente o oposto: otimismo e até euforia.

Se o ano acabasse hoje, as ações brasileiras estariam no pódio da medalha de ouro. O Ibovespa subiu 33% e como o real também vem se recuperando, os retornos em dólares foram quase o dobro disso, 65%.

Se você tivesse tido a iniciativa de apostar no Brasil com fundos negociados em Bolsa alavancados, você teria mais do que dobrado ou triplicado seu dinheiro no ano até agora.

Equipe econômica

Grande parte da alta das ações e do real pode ser contabilizada como uma recuperação após o baixo desempenho dos últimos anos, embora muito também seja atribuído ao otimismo sobre o ministério montado pelo presidente interino, Michel Temer.

O Goldman Sachs disse que essa é uma equipe econômica dos sonhos, o que sem dúvida fará com que os fãs do esporte evoquem imagens do time masculino de basquete dos EUA quando os profissionais começarem a participar das Olimpíadas.

Não vamos estragar a diversão relembrando o que aconteceu com a equipe dos sonhos na Olimpíada de 2004. O real caiu na segunda-feira (8) depois que uma revista reportou que Temer foi acusado de receber doações ilegais para a campanha.

Basta dizer que com a projeção de crescimento econômico de apenas 1% para o próximo ano após dois anos de recessão, e com o risco permanente de instabilidade política e dos mercados no Brasil, conseguir que essa alta se mantenha poderá exigir uma verdadeira proeza olímpica.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião da Bloomberg LP e de seus proprietários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos