Bolsas

Câmbio

Apple prepara upgrades para iPad e nova linha Mac, dizem fontes

Mark Gurman e Jungah Lee

(Bloomberg) -- A Apple está desenvolvendo novos recursos para o iPad para atender aos usuários profissionais, além de novos desktops e laptops Mac, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Os próximos upgrades de software para o iPad incluirão uma maior compatibilidade do sistema operacional com o acessório stylus da Apple e também estão sendo desenvolvidas melhorias para o desempenho do hardware, de acordo com as pessoas. A nova linha de hardware Mac inclui novas versões do computador iMac, do laptop MacBook Air e um monitor 5K independente em colaboração com a LG Electronics, além de um laptop MacBook Pro mais fino.

A empresa pretende disponibilizar o software atualizado para o iPad no próximo ano, e a nova linha Mac está projetada já para o fim de 2016, disseram as pessoas, que pediram anonimato ao falar sobre produtos que ainda não foram anunciados. A Apple não atualizou nenhum Mac, além do MacBook de 12 polegadas, desde o ano passado. A empresa não quis comentar.

Embora as vendas unitárias do iPad tenham caído na comparação ano a ano em nove trimestres consecutivos, a média do preço de venda disparou no terceiro trimestre fiscal devido às compras de modelos iPad Pro mais caros. Isso produziu o primeiro aumento na receita trimestral do iPad em mais de dois anos. Os novos recursos destinados a clientes profissionais, dispostos a pagar mais, poderiam respaldar esta tendência, e o objetivo das atualizações do Mac é manter os números de vendas desta linha estáveis embora as vendas dos computadores pessoais das empresas concorrentes continuem caindo.

Atualizações

A atualização programada para o iPad incluirá melhorias para o Apple Pencil, acessório usado para escrever e desenhar projetado para profissionais, de acordo com uma das pessoas. A Apple considerou possibilitar que os usuários façam anotações em vários aplicativos do sistema operacional, inclusive no email, no navegador Safari e no iMessage, de forma similar ao que a Samsung Electronics oferece nos smartphones Note, disse a pessoa. Atualmente, as funções do Apple Pencil só estão disponíveis em aplicativos desenvolvidos especificamente.

Embora os novos recursos do iPad só devam sair no próximo ano, a Apple planeja lançar alguns dos novos produtos Mac já em outubro, de acordo com as pessoas. A linha atualizada inclui aparelhos MacBook Air ajustados com tecnologia de porta USB-C multifuncional e computadores iMac com uma opção para novos processadores de gráficos da Advanced Micro Devices.

Colaboração com LG

Além dos novos Mac, a Apple está trabalhando em um novo monitor independente para conectar com seus computadores, de acordo com as pessoas. Após abandonar o setor de monitores no início deste ano, ao interromper a produção da tela Thunderbolt, a Apple está desenvolvendo com a LG Electronics um novo monitor com uma tela de alta resolução "5K", de acordo com uma das pessoas. A Apple atualmente comercializa o iMac com um painel 5K integrado, que inclui mais de sete vezes a quantidade de pixels que as telas 1080p padrão. Um porta-voz da LG não quis comentar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos