Starbucks planeja abrir 12 mil lojas no mundo com foco na China
(Bloomberg) -- Starbucks planeja adicionar 12 mil lojas em todo o mundo nos próximos cinco anos, sinalizando que ainda considera a expansão uma parte importante da sua estratégia de crescimento.
A meta inclui a expansão de 5.000 cafés na China, disse a empresa na quarta-feira (7). A meta global traria a base de lojas total da Starbucks para 37 mil, um aumento de 48% de seu nível atual.
O plano mostra que a Starbucks - que tem confiado cada vez mais em tecnologia móvel, alimentos e sua marca premium Reserva para alimentar ganhos de receita nos últimos anos - ainda vê espaço para crescer. A responsabilidade pela execução da iniciativa será do diretor de operações Kevin Johnson, que assumirá o papel de CEO do fundador Howard Schultz em abril.
"Esse é o início do crescimento e desenvolvimento da empresa", disse Schultz durante uma apresentação a investidores.
A empresa também estabeleceu metas financeiras para os próximos cinco anos. A receita deverá aumentar em 10% ao ano e o lucro por ação deverá crescer de 15% a 20%.
Foco em alimentos
Para chegar a esses ganhos será dada uma maior ênfase aos alimentos, categoria que a Starbucks projeta que pode dobrar o crescimento. A empresa vai introduzir novos itens no próximo ano, incluindo um lanche sem glúten. As vendas de sanduíches na rede dobraram nos últimos quatro anos.
A Starbucks está criando um "sistema de pedidos" alimentado por inteligência artificial para a sua aplicação móvel.
"Há muito mais crescimento, muito mais oportunidade, aproveitando a tecnologia e a inovação, e você pode ver isso no que fazemos", disse Schultz.
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