Bolsas

Câmbio

Fiat Chrysler busca melhorar imagem com minivan elétrica

John Lippert e Jamie Butters

(Bloomberg) -- A Fiat Chrysler Automobiles NV está lançando uma minivan conceito com direção automática e movida a bateria apostando que até os "millennials" amariam. Mas isso pode não ser suficiente para mudar a imagem da montadora como a fabricante da frota menos eficiente em consumo de combustíveis dos Estados Unidos.

A minivan de quinta geração da montadora, cujo conceito de design foi batizado como Chrysler Portal, teria 250 milhas (400 quilômetros) de alcance elétrico e telas, interfaces e opções de mídia social suficientes para entreter famílias jovens enquanto o software controla a maior parte da condução do veículo.

O modelo foi lançado nesta terça-feira em Las Vegas, onde começa esta semana a Feira de Eletrônicos de Consumo 2017 (CES, na sigla em inglês).

Sempre há um longo caminho antes de um carro conceitual entrar na linha de produção --quando entra-- e, até agora, a unidade americana da Fiat Chrysler ainda não disse se realmente planeja fabricar uma minivan totalmente elétrica como o modelo Portal.

Mas o que os esforços da montadora podem fazer é produzir uma mudança no debate: a empresa tem sido criticada por incorporar sistemas de propulsão ecológicos mais lentamente do que as rivais Toyota Motor e General Motors e por perder terreno na economia de combustíveis.

"É uma tentativa de mudar o foco do problema fundamental de não estar em posição de atender aos padrões", disse em dezembro Dan Luria, analista do Michigan Manufacturing Technology Institute, depois de um relatório inicial sobre os planos da empresa de apresentar uma minivan elétrica na CES. "Não é um veículo seriamente competitivo."

No entanto, o Portal coloca a terceira maior montadora dos EUA na discussão sobre tecnologias que economizam combustível. A ação da Chrysler teve um desempenho negativo em grande parte de 2016, parcialmente devido à percepção de que seria a menos preparada para os padrões mais rígidos de economia de combustível implementados pela administração do presidente Barack Obama.

Chrysler Portal

O conceito do Portal, veículo que comporta seis passageiros, "explora como um veículo de transporte familiar poderia ser", disse a Fiat Chrysler em um comunicado antes da apresentação na terça-feira. A ideia é criar um terceiro ambiente, além da casa e do escritório, com conectividade para dispositivos pessoais e dados na nuvem.

O Portal poderia se encarregar da direção, dos freios e da aceleração em trechos de estradas aprovados para este propósito e avisaria o motorista para retomar o controle da direção se necessário. A Nissan Motor planeja lançar um sistema semelhante, incluindo para ruas urbanas, até o fim da década.

Pacotes de baterias planas seriam instalados no piso do carro, como no Model X, utilitário esportivo da Tesla Motors. Com um carregador mais rápido os motoristas poderiam reabastecer a carga para 240 quilômetros de trajeto em 20 minutos, segundo previsões da empresa. Embora a Fiat Chrysler tenha dito que o veículo estaria destinado a "millenials" preocupados com os custos, a empresa não forneceu nenhuma faixa de preço para o veículo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos