Novo chip da Qualcomm quer desafiar Intel no mercado de PCs

Ian King

(Bloomberg) -- A Qualcomm, maior fabricante de chips para celulares, apresentou seu mais novo componente para smartphones, o Snapdragon 835, produto que também é destinado a lançar a companhia no mercado de computadores pessoais.

O novo componente, sucessor de uma variedade de chips que operam na maioria dos smartphones mais sofisticados do mundo, possibilitará a fabricação de aparelhos mais finos com baterias maiores, utilizando menos energia do que seus antecessores, segundo a Qualcomm.

Esse também é o primeiro processador a ser produzido com o processo de fabricação de 10 nanômetros, o que o torna o chip mais avançado do setor, de acordo com a Qualcomm.

O 835 precisará confirmar essa afirmação, já que a Qualcomm também está promovendo o novo processador como o primeiro capaz de competir com a Intel no mercado de computadores pessoais.

A Microsoft Corp. lançou uma versão do Windows 10 que será compatível com o Snapdragon, colocando a Qualcomm como a primeira possível concorrente contra a dominância da Intel no mercado de PCs em décadas.

"Haverá uma mescla do PC e smartphone", disse Keith Kressin, vice-presidente sênior da Qualcomm. O 835 é o primeiro produto da Qualcomm a ser vendido no mercado de PCs e futuras versões serão adaptadas para que se ajustem ainda mais a dispositivos de telas maiores, disse.

Para os telefones, o novo chip proporcionará maior tempo de bateria, melhor desempenho em novas áreas, tais como realidade virtual, melhor processamento de imagens em câmeras e novas capacidades específicas destinadas a facilitar a operação de inteligência artificial pelos aparelhos, tais como a utilização de assistentes virtuais, além do realce e seleção artificial de fotografias, segundo a Qualcomm.

Os celulares com o novo chip começarão a ser vendidos no primeiro semestre de 2017, informou a empresa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos