Bolsas

Câmbio

A tal panela instantânea faz mágica mesmo? Nós testamos

Priya Krishna

(Bloomberg) -- Muitos utensílios de cozinha têm fãs ardorosos, mas é raro uma mania se espalhar nos EUA como a da panela instantânea (Instant Pot ou IP). Esse aparelho de pressão está no mercado desde 2010, porém há meses virou moda e foi surpreendentemente o item mais vendido durante o dia promocional Prime Day, da Amazon.com, em julho do ano passado.

O produto faz a promessa ambiciosa de cozinhar lentamente, cozinhar no vapor, saltear e fazer iogurte ? tudo isso de forma mais rápida e segura. Uma comunidade de fãs no Facebook reúne mais de 400.000 adeptos que compartilham receitas, histórias de sucesso e frequentemente declaram que a panela instantânea mudou suas vidas.

Decidi testar. Passei um dia inteiro cozinhando nela ? de receitas básicas (risoto) a complexas (cheesecake) ? para conferir se os elogios rasgados procedem.

Existem alguns tipos de Instant Pot, incluindo uma sem a função de preparação de iogurte (6-em-1) e uma com Bluetooth (Smart). Optei pela campeã de vendas: 7-in-1 Pressure Cooker, que consiste de panela elétrica, grelha para vapor, copo para medida e diversos utensílios para servir.

O funcionamento é intuitivo: ligue na tomada, escolha o estilo (entre os botões pré-programados estão Sopa, Carne/Ensopado, Feijão/Chili, Aves, Cozimento Lento, Sauté, Arroz, Multigrãos, Mingau e Vapor) e ajuste tempo e configurações de pressão/aquecimento conforme necessário. Depois dessas definições, começa o cozimento. Quando termina, a máquina apita e pode se despressurizar sozinha ou o usuário tem a opção de soltar o vapor manualmente.

Fiz diversas experiências e convidei meus amigos para jantar e classificar os pratos ? do melhor para o pior. Pato e porco foram os campeões, seguidos do risoto e do cheesecake. O pão foi para o lixo.

Se você for daqueles que temem comprar cortes de carnes mais caros por medo de errar na hora do preparo, a Instant Pot é ótima novidade. Sua capacidade de preparar alimentos embalados a vácuo e produzir pratos com carne como se viessem de um restaurante é inovadora. O sucesso do risoto entre meus amigos justifica os elogios que a panela recebe por preparar feijão, grãos e outros ensopados em muito menos tempo do que no fogão.

Outra vantagem é a limpeza. Como a maior parte do preparo ocorreu em uma única panela, eu tinha pouca louça para lavar após um dia inteiro de testes.

Como esperado, a Instant Pot deixou a desejar na hora de assar. Para alimentos de preparo rápido, também não faz sentido. Faço mingau de aveia em minutos no micro-ondas, mas a IP demora uns 10 minutos para acumular pressão e iniciar o timer.

A função sauté jamais substituirá minha frigideira. A Instant Pot não é um mestre-cuca. Mas para pessoas ocupadas que desejam colocar refeições completas e saborosas na mesa em pouco tempo, eu devo concordar com meus novos amigos no Facebook que se trata de uma panela mágica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos