IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como usar calça branca sem perder a dignidade

Troy Patterson

29/05/2017 12h34

(Bloomberg) -- Não sei de onde surgiu a ideia de que ninguém deveria usar roupas brancas nos EUA antes do Memorial Day. Talvez seja um erro de interpretação do que Miss Manners, em 1990, chamou de "Decreto do sapato branco" ? que estipula que só é correto usar calçados brancos no verão. A regra do sapato pode ter sido plausível naquela época, mas em 2017, ela foi esmagada por um bilhão de pares de tênis.

Quando se trata de certos itens básicos, como camisetas, camisas sociais e dentes, o branco nunca causa polêmica em nenhuma época do ano, como também observa Miss Manners, uma autoridade em etiqueta. Mas já não existe nada que realmente esteja proibido: os padrões mudaram tão profundamente que a adequação mal se inscreve como um conceito. Mesmo que existisse um livro de regras de moda que as pessoas pudessem aceitar como uma autoridade, precisaríamos alterar a chamada regra do Memorial Day pensando na mudança climática.

O branco simboliza a pureza, mas ninguém diria que ele é recatado se ele for a cor de sua calça. Em vez disso, a cor evoca o ar extravagante das calças usadas à beira-mar, talvez com um chapéu de marinheiro. Ou o despojamento da Nova Inglaterra de John F. Kennedy em um veleiro, talvez com ousadas meias azuis ou com um suéter leve de verão. Usado com um casaco de campo, um par de calças brancas pode transmitir o glamour subtropical de um personagem de Graham Greene.

Mas um par de calças brancas é muitas vezes uma causa de angústia entre os inclinados a usá-lo. Às vezes, a angústia vem de meramente reconhecer a existência deles: uma calça de jeans branco rasgado da marca Fear of God que custa US$ 1.000 é um sinal de que muitos estilistas desejam que você gaste dinheiro em calças sem perder um minuto se perguntando se os bolsos internos são visíveis ? o que, neste caso em particular, eles claramente são. Esse tipo de verdade na publicidade complica o significado da transparência.

O enigma da transparência

Tudo isso nos leva ao problema central ao comprar uma calça branca: encontrar um par que seja razoavelmente opaco. Não é simplesmente uma questão de obter um produto à altura do preço que se paga. O problema pode ocorrer mesmo com calças feitas com muito esmero e dispêndio pelos nomes mais respeitados da moda masculina.

Conversei sobre isso com Edoardo Fassino, diretor criativo e CEO da PT Pantaloni Torino, que fabrica calças, e apenas calças, com uma atenção rigorosa aos detalhes. Fassino disse que as calças brancas da empresa estão vendendo bem, especialmente no Japão, onde muitas vezes são combinadas com blazers azuis.

Se você quiser usar sua calça branca com dignidade, explicou Fassino, use um truque que, a princípio, soa surpreendente: não combine calça branca com cueca branca. "Todo mundo acha que você tem que usar roupas íntimas brancas, mas este não é o truque certo", disse ele. "Mesmo que você seja branco, sua pele não é branca." Experimente algo mais próximo da cor geral de seu tom de pele quando quiser entrar na festa interminável do branco nesta temporada.