Picapes Ford antigas podem ser um excelente investimento
(Bloomberg) -- O veículo mais vendido nos EUA não é um carro. É uma caminhonete.
A maioria dos analistas do setor sabe que o Ford F-150 domina as vendas de veículos nos EUA há décadas; desde 1984, ele superou até mesmo coisas tão onipresentes como o Toyota Camry e o Honda Accord como a máquina de quatro rodas mais popular nas ruas hoje.
Mas talvez nem mesmo os fãs das caminhonetes conheçam a complexidade de como a Ford F-1 original, de 1948, lançou a F-Series da Ford que acabou se transformando na picape moderna que domina o mercado americano.
"A Ford [fabrica caminhonetes] há mais tempo, desde os dias do Modelo T, e introduziu um motor V8 antes da Chevrolet e da Dodge", disse Peter Fisher, especialista em veículos da RM Sotheby's. "Com certeza também existe uma base de colecionadores de picapes vintage Chevy, porque os exemplares da Dodge só foram populares a partir da década de 1970 (...) mas a Ford F-Series é basicamente uma instituição americana."
Sucesso
As primeiras caminhonetes da F-Series foram as F-1, F-2 e F-3, de 1948. Essas caminhonetes de frente arrebitada foram os primeiros veículos totalmente novos desenvolvidos pela Ford Motor após a Segunda Guerra Mundial; elas foram uma contribuição fundamental para o sucesso da Ford nos EUA.
Os consumidores as adoravam não apenas pelo forte motor flathead V8 ou pelos motores flathead de seis cilindros em linha. Elas foram os primeiros veículos de trabalho em que os detalhes do interior foram levados seriamente em consideração; elas deram aos consumidores a comodidade e a funcionalidade de um veículo agrícola, mas com um conforto interior até então associado apenas a carros de passageiros. A Ford teria gasto US$ 1 milhão na época para desenvolver as caminhonetes para fazer com que o dinheiro dos compradores rendesse mais, melhorando a experiência do motorista e do passageiro. Um comunicado de imprensa da empresa da época anunciava os primeiros modelos como "projetados para garantir o conforto da sala de estar".
E deu certo. Desde a estreia da F-1 em 1948, a Ford vendeu mais de 26 milhões de caminhonetes no mundo inteiro.
Gerações
A F-1 da primeira geração é especial, mas o segmento da segunda geração, de 1953 a 1956, é o mais desejado e colecionado, de acordo com Fisher. A quinta geração, do fim da década de 1960 até o começo da década de 1970, tem o visual mais legal. Seja qual for a era, escolha unidades que não estejam enferrujadas, mesmo que elas custem um pouco mais, e que tenham documentos com o histórico de consertos e manutenção. Essas caminhonetes manterão o valor por mais tempo e precisarão de menos consertos.
Mais importante, compre o exemplar mais próximo do original que você encontrar. Eles são os investimentos mais fortes, porque sobreviventes autênticos daquela época são raros. A maioria foi usada em fazendas e ranchos todos os dias até parar de funcionar.
O que é exatamente como deveria ser -- essa é uma maneira honrosa de uma caminhonete morrer. Considere-se sortudo se você achar uma ainda viva. Vale a pena ficar com ela.
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