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Ritz-Carlton lança cruzeiros em expansão pioneira da marca

Nikki Ekstein

22/06/2017 14h13

(Bloomberg) -- Quer trocar seus pontos do programa de fidelidade SPG e Marriott por um cruzeiro? Talvez isso seja possível em breve, porque a Ritz-Carlton, principal marca de luxo da Marriott International, anunciou uma expansão navegante nesta quinta-feira.

Como parte da recém-criada Ritz-Carlton Yacht Collection, a marca de hotéis cinco estrelas lançará três navios pequenos e ultraluxuosos com itinerários relaxados e um design de amplos espaços abertos que vai revolucionar a experiência tradicionalmente oferecida pelos cruzeiros. A primeira embarcação sairá do estaleiro no fim de 2019, e as reservas serão abertas em maio do ano que vem: esta é a primeira vez que uma companhia hoteleira se aventura em alto-mar.

"É preciso diversificar os negócios", disse o CEO da Ritz-Carlton, Hervé Humler, em entrevista exclusiva à Bloomberg. Após expansões bem-sucedidas em residências e resorts seis estrelas (que a Ritz-Carlton opera com seu emblema Reserve, extremamente premium), Humler disse que muitos dados sustentavam um empreendimento com cruzeiros. Um dado estatístico fundamental, segundo ele, é que o setor de cruzeiros cresceu em média 8,5 por cento por ano desde 1981. Apesar de todo esse aumento da demanda, há poucos navios no segmento de luxo mais alto, e muitos deles são operações de pequena escala, que transportam menos de 300 passageiros.

Isso, junto com dados fornecidos pela empresa que afirmam que 400.000 hóspedes da Ritz-Carlton são adeptos a cruzeiros, significa que estão em jogo tanto uma base de clientes incorporada quanto uma oportunidade de mercado sólida. "Precisaremos de apenas 12.000 passageiros para encher um navio [a cada ano], então, se não excedermos [a capacidade], estaremos bem perto disso."

Humler afirma que concorrerá com empresas de alto luxo estabelecidas no setor, como Crystal Cruises, Seabourn, Silversea e Regent Seven Seas, construindo o navio anticruzeiro: com ênfase em espaço, privacidade e flexibilidade, algo que ele vem aperfeiçoando há 12 anos.

Em muitos aspectos, a Ritz-Carlton está aproveitando tendências existentes, em vez de reinventar a roda: a maioria das companhias de cruzeiro de luxo, por exemplo, tende a estender o tempo nos portos e convoca palestrantes de destinos relevantes para entreter seu público. Mas, ao convocar consultores como Valerie Wilson, cuja empresa que leva seu nome está entre as 30 maiores agências de viagem dos EUA e movimenta mais de US$ 300 milhões em inventário, a Ritz-Carlton garante que todos os mínimos detalhes contribuirão para algo verdadeiramente único. "As suítes serão maiores do que qualquer outro concorrente pode oferecer", disse Wilson, "e é alucinante que eles tenham cinco restaurantes para menos de 300 pessoas".

Da perspectiva do setor, no entanto, esta será a primeira vez em que os hóspedes poderão combinar férias em um cruzeiro e em terra com um único operador, reservando estadias antes e depois do navio nos hotéis Ritz-Carlton nas cidades portuárias. E é mais que provável que o programa de fidelidade Marriott Rewards seja um dos benefícios de navegar com a Ritz-Carlton Yacht Collection.

Título em inglês: Ritz-Carlton Launching Cruise Line in Industry-First Brand Expansion